Aprenda a fazer um risoto de bacon com cerveja para o Dia dos Namorados

Dia dos Namorados, essa data tão especial para os casais apaixonados pede mais que um presente, um momento bacana. Para aqueles que também são apaixonados por cerveja o dia pode ser comemorado com um jantar feito por você mesmo, onde a cerveja ocupa duas funções: a de harmonizar com o prato e de fazer parte da receita. Para esse dois em um, testei uma receita de risoto de bacon com cerveja  que resultou numa combinação muito saborosa, além de ser relativamente fácil de fazer.

Cerveja Methusalem

Para essa receita resolvi aproveitar uma cerveja bastante peculiar que recebi em um dos clubes de assinatura. A The Monarchy Methusalem, da cervejaria alemã Freigeist, é uma recriação de um estilo histórico chamado Adambier. Ela possui 10% de teor alcoólico, notas defumadas, tanto no nariz quanto na boca, um dulçor de malte e leve acidez. Essa acidez ajuda a equilibrar e também deixou o corpo mais baixo, a tornando uma cerveja fácil de beber. Quem quiser pode comprá-la aqui, tem um preço bom, vale a investida. Como na receita mais importante foi o defumado, é possível substituir o rótulo por outras cervejas que tenham essa característica bem marcante. Sugestões: Bierland 1516, Caldo de Bituca, da Ogre Bier, e a Evil Twin/ Tupiniquim Fumaça.

Risoto de Bacon com Cerveja ( 2 porções)
– 1 xícara de chá de arroz para risoto ( Carnaroli ou arbóreo)
– 150 gr a 200 gr de bacon em cubos (depende de quanto bacon você gosta)
– 1 cebola média picada em cubos
– 200 ml de cerveja com notas defumadas
– 600 ml (aproximadamente) de caldo de carne
– 100 gr de queijo parmesão ralado fresco
– 1 colher de sopa de manteiga
– Pimenta do reino moída a gosto
– Cebolinha picada a gosto
– Pimenta biquinho em conserva para a montagem

Risoto de Bacon com Cerveja modo de fazer

Modo de preparo:
Frite o bacon, já na panela que fará o risoto, até ficar crocante, retire e reserve. Com a gordura do bacon você irá refogar a cebola – caso solte muita gordura, retire um pouco. Depois acrescente o arroz e mexa bem. Em seguida junte a cerveja e mexa até sentir que o arroz está soltando mais amido, com uma aparência cremosa. Adicione o caldo aos poucos e continue mexendo. A medida que o caldo vai secando, você adiciona mais um pouco. Cada tipo de arroz tem um tempo de cozimento, então verifique a embalagem para saber quando estiver próximo do final. A média é de 15 a 20 minutos, e é sempre bom provar para saber se está próximo do ponto al dente. Quando faltar cerca de 2 minutos para finalizar, adicione o bacon e a pimenta do reino. Coloque em seguida o queijo, reserve um pouco para adicionar no prato. Prove e acerte o sal caso necessário. Assim que terminar o cozimento, desligue o fogo e adicione a manteiga e a cebolinha picada. No prato eu adicionei a pimenta de biquinho em conserva (em alguns lugares conhecida como pimenta de cheiro) e gostei bastante do resultado, deu um frescor para o prato.

Risoto de Bacon Com Cerveja

Como a garrafa da Methusalem é de 500ml sobrou o suficiente para a degustar junto com o prato. O resultado foi muito saboroso, o risoto ressaltou o defumado da cerveja e aumentou um pouco do amargor. A cerveja deu mais leveza para o risoto, limpando o paladar. Enfim, uma combinação fácil de acertar e um presente que deixará qualquer cervejeiro (a) muito contente. Ah, se você fizer posta uma foto com a hashtag #bardocelsocom para a gente.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *