Artigos

South Beer Cup: como são feitos os concursos de cerveja

By 07/06/2016abril 18th, 2020One Comment

Amanhã começa o julgamento das cervejas inscritas no 6º South Beer Cup, e com ele o trabalho de dezenas de pessoas que fazem o evento acontecer. Serão cerca de 800 rótulos avaliados, dentro de 36 categorias, por 30 juízes, em 16 horas de trabalho. Ao final, teremos  109 rótulos premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, além das melhores cervejarias. E você sabe como é feito um concurso de cerveja? Como é escolhida a melhor dentre centenas delas?

Julgamento do Concurso da Acerva Nacional 2016 - Acerva Carioca

Julgamento do Concurso da Acerva Nacional 2016 – Acerva Carioca

Existe todo um conjunto de regras que existem para tornar o concurso legítimo. Um guia de estilos é utilizado como base, ele traz as principais características que uma cerveja precisa ter para se enquadrar em um estilo específico. Segundo Fernanda Lazzari, organizadora do 6º South Beer Cup, “no Brasil, geralmente seguimos o guia e diretrizes do BJCP (Beer Judge Certification Program) para concursos de cerveja caseira e o BA (Brewers Association) para os concursos de cerveja comercial, assim como ocorre normalmente nos Estados Unidos. Existem outros bons guias de estilo e modelos de concurso, como é o caso do World Beer Awards e o Australian International Beer Awards, por exemplo”. O SBC é um concurso de cervejas comerciais, portanto segue o guia do Brewers Association. “O BA é atualizado anualmente com base em novos estilos e no que as cervejarias estão produzindo. Um grande número dos juízes são cervejeiros profissionais e a ficha de avaliação é mais objetiva e direta, direcionada para cervejeiros profissionais”, explica Fernanda. Já o BJCP, que além de ter um guia é um programa para certificação de juízes, teve sua última atualização em 2015 e é voltado para concursos caseiros. Neles as fichas são mais detalhadas e visam dar um feedback aos produtores, apontando os erros, acertos e até mostrando formas de como a cerveja pode ser melhorada.

Exemplo de mesa de um concurso BA

Exemplo de mesa de um concurso BA

Para isso nós precisamos dos juízes, que podem ser ou não certificados pelo BJCP. “A preferência é por juízes membros do BJCP ou que pretendem ser membros do BJCP, mas cervejeiros profissionais e sommeliers são bem vindos”, frisa Fernanda. Durante o concurso eles são distribuídos e cobrem uma ou mais categorias. As categorias são o conjunto de estilos que possuem características semelhantes entre si, como por exemplo a Stout que pode agrupar Sweet Stout, Oatmeal Stout, Dry Stout, American Style Stout. Os juízes recebem as amostras em copos transparentes, em doses de 50 ml e analisam basicamente a cor, formação de espuma, aroma, corpo, sabor e retrogosto. A cada rótulo eles preenchem uma ficha de avaliação, e no caso do South Beer Cup as fichas e copos são mantidos na mesa. Em nenhum momento o juiz tem contato com o rótulo da cerveja.

Cada categoria pode ter uma medalha de ouro – que significa que a cerveja é excelente – medalha de prata – uma ótima cerveja – e medalha de bronze – uma boa cerveja. Dependendo do que está definido no manual do concurso, uma categoria não necessariamente precisa possuir 3 medalhistas. Já as melhores cervejas de cada categoria irão para uma mesa chamada de BOS (Best of show), de onde sairá a melhor cerveja do concurso. Não existe uma pontuação, no caso dos concursos que seguem o BA, apenas o consenso entre os juízes.

Fernanda Lazzari no Concurso Nacional das Acervas - Acerva Carioca

Fernanda Lazzari no Concurso Nacional das Acervas – Acerva Carioca

Fernanda, que também é mestre-cervejeira e sócia proprietária da Morada Cia Etílica, já esteve presente em cerca de 14 concursos, organizou oficialmente 6 deles e diz que acima de tudo é preciso muita atenção aos detalhes. “Organizar um concurso não é difícil, é na verdade muito trabalhoso. Demanda muito mais tempo, dedicação e atenção a detalhes do que se imagina. Além disso tudo tem que estar perfeito, não há espaço para confusões ou erros”, enfatiza Fernanda.

No final a festa de premiação do concurso coroa as melhores cervejas e ainda dá a oportunidade para os cervejeiros estreitarem relacionamento com seus consumidores. Por isso, a premiação das cervejas do South Beer Cup será realizada durante o 1º Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, no dia 11/06. A festa é aberta ao público e acontece no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Os ingressos estão a venda no site http://www.procerva.com.br/festival2016/ e a programação completa, além da lista de cervejas, você pode conferir aqui no BarDoCelso.com.

Festival-Paranaense-de-Cervejas-Artesanais-4

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

One Comment

Leave a Reply