As Importadas Voltaram

Ano passado foi difícil para todos, economicamente falando. E talvez a fatia que tenha mais sofrido o impacto no setor cervejeiro foi a de cervejas importadas. Dólar alto, redefinição do sistema de impostos e outras mudanças tornaram a vida das importadoras brasileiras mais complicada. Algumas adiaram planos, outras deixaram de trazer produtos e muitas enxugaram para valer o portfólio.

Mas a economia dá sinais de recuperação. Não. Ainda não é o ideal e está bem longe de estar bom. Mas felizmente as importadas estão voltando. É bom lembrar que há não muito tempo, era somente por meio de importações que grande parte dos cervejeiros do país tinha acesso a cervejas “diferentes”. E mesmo hoje, com o mercado mais abastecido pela produção nacional, cervejas icônicas e mesmo alguns estilos só chegam a nós por meio de importações.

 

Leia a íntegra da coluna Bar do Celso As Importadas Voltaram  na revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico da Gazeta do Povo. 

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *