Aula show com Laurent dever ser… show!

Divulgação

Fiquei sabendo que o chef francês Laurent Suaudeau vai dar um aula show no Espaço Gourmet Gastronomia no dia 15 de junho (aliás, confira a promoção do Guia Gazeta do Povo que vai levar um leitor para participar desse evento). Trata-se de um dos chefs mais renomados do país. Sei que meu negócio aqui não é alta gastronomia, mas não tive como não ficar impressionado. Ter uma celebridade dessas cozinhando na sua frente, explicando suas técnicas e truques, deve ser uma experiência e tanto.

Mas como funciona? O que é um aula show? Trata-se de um encontro no qual os alunos/espectadores estão na mesma cozinha, do outro lado do balcão, acompanhando tudo o que faz o chef, as explicações, e interagindo e degustando as maravilhas preparadas. Recentemente participei de um evento desses lá no Espaço. Foi uma harmonização de cervejas, conduzida pelo pessoal do blog Clubier junto com o chef Agui Monteito, deliciosamente enriquecedora.

Na ocasião, acompanhamos a preparação e degustamos: uma endívia glaceada com siri quente e vinagrete de moqueca junto com Eisenbahn Weizenbier; um divino lombinho suíno a pururuca, com quirera e couve crocante, com a Diabólica; um barreado com nhoque de mandioquinha contrastando com uma Estrella Damm Inedit; e, por fim, um suflê de goiabada com catupiry com a Klein Bier Tchec. Tudo isso já valeria o preço, mas o conhecimento compartilhado (todos os pratos foram devidamente explicados, e foi um verdadeira aula de cerveja) é muito mais valioso.

Enfim, vale muito a pena!

Divulgação/Clubier
Aula show de harmonização de cervejas: aprender, comer e beber muito bem

*****

Clubier IPA

O pessoal do Clubier está começando a comercializar cervejas. Eles já produzem há algum tempo, mas agora decidiram colocar algumas garrafas no mercado. Experimentei a Clubier IPA. É uma Indian Pale Ale bem agradável e equilibrada, menos amarga do que outras do mesmo estilo. Tem cor vermelha acobreada, é meio turva, e tem uma boa formação e persistência de espuma. O aroma lembra caramelo e tem um frescor cítrico. Na boca, uma carbonatação e corpo médios, com gosto adocicado e um amargor mais longo no final. Sei que a Cervejaria da Vila havia recebido algumas, mas pelo jeito já acabou.

*****

Queijos!

Já que estamos falando em gastronomia, uma nota para quem gosta de cozinhar: o Bom Goumert está novamente com o desafio O chef vai à sua casa. O leitor pode participar enviando para o caderno um receita que leve queijo. O vencedor, além de ter sua receita publicada no caderno de junho, ganhará um presente especial do Centro Europeu.

*****

Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais

Twitter

Facebook

Orkut

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *