Notícias

Baden Baden lança sua Chocolate Beer

Divulgação

A Baden Baden, cervejaria de Campos de Jordão (SP) que hoje faz parte da Brasil Kirin, lançou nas últimas semanas em vários eventos a sua nova queridinha: Baden Baden Chocolate Beer. Trata-se de uma cerveja tipo Ale com 6% ABV de teor alcoólico e sem estilo definido, segundo bate-papo que tive com os mestres cervejeiros Edilson Tonon e o lendário Peter Bruno Ehrhardt, gerente de inovação do grupo, no evento realizado no Empório Alto de Pinheiros, aqui em São Paulo, na segunda-feira (20).

É interessante avisar aqui, antes de mais nada, que há sim cervejas que levam chocolate na receita, mas não é o caso dessa nova Baden Baden. Há uma série de complicações em aprovar perante o Ministério da Agricultura brasileiro cervejas assim. Portanto, esses normalmente são rótulos importados.

No entanto, é possível reproduzir a sensação no aroma e sabor, principalmente em razão da adição correta de maltes torrados. Assim foi feita essa Chocolate Beer, que recebeu também um blend de cacau da Amazônia e Bahia além de baunilha, adicionada na maturação, para acentuar ainda mais a experiência.

O resultado é uma cerveja que surpreende. De cor marrom escuro, com media turbidez e espuma boa formação e permanência de espuma, essa Baden Baden tem aroma adocicado, lembrando baunilha e cacau. Você chega a esperar uma cerveja doce, no entanto, na boca, o gosto passa a ser torrado, evidenciando o cacau e de final seco. É possível também sentir a leve lupulagem e o amargor agradável dos maltes torrados, com pouca presença do álcool. A carbonatação é alta e o corpo médio a baixo, o que a torna uma cerveja leve e até refrescante. Uma boa cerveja, de bom drinkability, com os componentes extras bem inseridos.

Com temperatura de serviço entre 6ºC e 8ºC, ela harmoniza bem com sobremesas a base de chocolate, sobremesas de frutas, sorvete de creme, tiramisù, mas pode cair bem com algumas de notas cítricas e até carnes grelhadas.

A Baden Baden Chocolate Beer deve chegar aos pontos de venda das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste ainda este mês e, segundo o fabricante, é uma edição especial e limitada. Portanto, corra para garantir a sua.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

Google+

Twitter

Facebook

Foursquare

YouTube

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

One Comment

  • Alex disse:

    Experimentei nesta sexta (dia 07/06). Achei saborosa, mas muito “pesada” para acompanhar petiscos típicos de bar. Estávamos em 6 pessoas e somente eu aprovei (um amigo elogiou,mas não repetiu..kkk). Talvez não faça o sucesso merecido.

Leave a Reply