Breaking News
Home » Papo de Bar » Blog Bar do Celso completa 7 anos hoje. Obrigado!

Blog Bar do Celso completa 7 anos hoje. Obrigado!

Hoje, 19 de dezembro de 2013, o esse querido espaço, o blog Bar do Celso, completa 7 anos. Quando comecei a escrever nele em 2006 já trabalhava há quase dois anos na Gazeta do Povo e não tinha ideia da importância que ele teria para a minha vida e a minha carreira. Adiantado, peço desculpas pelo post de divagações que se segue.

O começo foi tímido, saindo de uma ideia pequena dentro de um projeto de conclusão de curso da graduação em jornalismo – que tratava de jornalismo literário na internet, vejam só! – para a web. Eu não queria deixar morrer aquele lugar, aquela ideia de tratar a vida noturna como uma forma de cultura.

Celso, do Bar do Celso
Um brinde! Saúde!

A cerveja mesmo só veio depois, quando passei a escrever não só sobre “cultura, diversão e boemia”, como era o slogan, mas também sobre bebidas. Não sei exatamente quando isso aconteceu. Mas lembro que após voltar ao trabalho em 2009 – passei um ano afastado em razão de um acidente de moto que quase me fez perder a perna direita – recebi dois ótimos convites.

O primeiro, da minha querida “chefinha” Andrea Sorgenfrei, então editora executiva de Projetos Especiais da Gazeta, foi para escrever para a recém-criada coluna de cervejas do suplemento de gastronomia Bom Gourmet, então um tabloide encartado mensalmente no jornal. Aceitei o desafio e logo em 2010 o espaço passava a se chamar coluna Bar do Celso, e o suplemento virou revista. Agora, a revista cresceu e virou um projeto multi-plataforma.

O segundo veio da minha outra “chefinha”, Silvia Zanella, então coordenadora da Gazeta do Povo Online, e era para eu levar o blog para o site do jornal. Foi o que fiz e em julho daquele ano lá estava eu, falando sobre bares, baladas, bebidas e cerveja em um espaço meu, de pauta livre e com a responsabilidade de informar da melhor forma possível todos os leitores e amigos.

Foi por conta do Bar do Celso que comecei a trabalhar com mídias sociais (ficava fuçando a internet e aprendendo a divulgar os posts do blog). Foi ele o responsável por eu me apaixonar por cervejas, me tornar sommelier e mestre em estilos de cerveja, fazer cursos, participar de eventos e concursos de cerveja como jurado. E, principalmente, foi o Bar do Celso que me levou a conhecer tanta gente boa, divertida, companheiros de copo e para a vida.

Há muito mais, muito nomes e fatos, do que poderia citar nessas poucas linhas resumidas e tortas no universo digital. Mas o sentimento hoje é único. É de agradecimento. A todos vocês que estiveram por aqui, que leram, discutiram, se interessaram e fizeram parte dessa história, nos posts ou nos bastidores, a todas as ajudas que recebi nas pautas mais malucas que fiz (vocês lembram daqueles CervejaCast? então…).

Também quero pedir algumas desculpas. Por apresentar as cervejas especiais para amigos, que me culpam até hoje por gastar uma boa fatia do salário com elas. Pelas pautas que prometi e fiquei devendo – pago quando puder! Por eventuais atritos, inimizades e nomes esquecidos (minha memória sempre foi péssima). E por recusar tantos pedidos por e-mail de reservas de mesas para aniversários e confraternizações no Bar do Celso. Enfim, desculpem qualquer coisa…

Hoje o Bar do Celso virou uma das referências no assunto e é um dos veículos pioneiros sobre cervejas na internet. Eu moro em São Paulo, sou jornalista especializado em cervejas, freelancer e blogueiro profissional – além de usar tudo que aprendi todos esses anos quase sempre em trabalhos com cerveja.

Não, isso não é uma despedida. Muito mais coisa está por vir, pois um novo projeto Bar do Celso está nascendo (momento propaganda: se você é empresário do ramo e tem interesse em saber mais, patrocinar ou anunciar, mande e-mail para bardocelso@gmail.com).

Aguardem!

Obrigado e nos vemos por aí (ou aqui), como sempre ;)

Saúde!

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

About Luís Celso Jr.

É jornalista, sommelier, juiz e consultor de cervejas. Fundou o BarDoCelso.com em 2006 e desde então se especializou cada vez mais, sendo hoje um dos principais e mais experientes profissionais do Brasil. Ficou em 3º lugar no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em 2014, e 6º nas duas edições seguintes. Foi um dos representantes do Brasil na 4ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers em 2015. Saiba mais sobre os serviços do BarDoCelso.com ou sobre o Celso .

Check Also

Os impostos da cerveja e a questão cultural

Estamos vivendo um momento sem igual na história da cerveja no Brasil. A bebida alcoólica …