Trabalhos realizados

Session Beers: a nova tendência do verão

By 09/01/2014abril 18th, 2020One Comment
[Esse texto sobre as Session Beers foi originalmente publicado nesta quinta-feira (9), na coluna Bar do Celso da revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico da Gazeta do Povo.]
Session Beers: a nova tendência do verão

As recomendadas: Founders All Day IPA, Tarantino Session IPA e BrewDog Dead Pony Club, da importadora Tarantino; Anchor Small Beer, da importadora Uniland; Santa Muerte Session Pale Ale, da rede Mr. Beer com rótulo do estúdio Tattoo You e fabricada pela Dama Bier.

Nem só de American Lagers vive o verão cervejeiro. Há vários estilos que podem combinar bem com a estação mais quente do ano. Tendência lá fora e que está chegando aqui no Brasil, as Session Beers são um “copo cheio” para quem quer refrescância sem abrir mão de sabor.

Trata-se de uma categoria de cervejas. Elas podem ser de qualquer estilo, com diversos sabores, mas tendo como principais características baixo teor alcoólico, que normalmente não excede 5%, gosto mais suave e alto drinkability – palavra em inglês sem boa tradução na nossa língua, mas que significa o conjunto de características da cerveja que possibilita que a degustemos em volumes mais altos.

Apesar de estarem se destacando agora com esse nome, o conceito não é novo. As Session Beers teriam nascido na Inglaterra no começo do século passado, durante a Primeira Guerra Mundial, com estilos como Mild Ale e Bitter. Era esse tipo de cerveja que era consumido pelos trabalhadores em períodos de intervalo para não se intoxicarem com o álcool antes de voltar. O termo “session” vem do inglês e significa sessão, período de tempo.

Como a ideia é ampla, várias cervejas podem se encaixar nessa categoria. No entanto, algumas são assumidamente Session Beers. Já há rótulos importados no Brasil e estão surgindo os primeiros nacionais. A Tarantino Session IPA, por exemplo, é sazonal e surgiu na metade de 2013 produzida pelo cervejeiro americano Doug Odell na Cervejaria Dortmund, de Serra Negra (SP). Em novembro, a rede Mr. Beer lançou a Santa Muerte Session Pale Ale, em parceria com o estúdio Tattoo You e fabricada pela Dama Bier, de Piracicaba (SP).

Em janeiro devem chegar ao mercado a Verum Session Pale Ale, da curitibana Bodebrown, com 3,8% e feita com centeio, e a X-SessioIPA, da cervejaria carioca 2cabeças. Ambas foram lançadas no Mondial de La Bière, realizado em novembro no Rio de Janeiro. Em março, a Cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS), também deve lançar dois rótulos Session Beers em breve, um deles durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC).

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

One Comment

Leave a Reply