Breaking News
Home » Pergunte ao Celso » Brigadeiro de cerveja: qual a melhor escolha? – Pergunte ao cervejeiro

Brigadeiro de cerveja: qual a melhor escolha? – Pergunte ao cervejeiro

[Olá, pessoal. Já há algum tempo estou para abrir mais esse espaço aqui no Bar do Celso. Aproveito a dúvida sobre brigadeiro de cerveja para isso. Hoje estreia a seção “Pergunte ao cervejeiro”. O esquema é simples. Qualquer um que tiver dúvidas relacionadas à cerveja pode escrever para o Bar do Celso e perguntar, tanto pela área de mensagens da Fan Page no Facebook quanto por e-mail, sempre com nome completo e cidade. Seu eu souber, respondo. Se não souber, pergunto para quem saiba e respondo também. Semanalmente, vou escolher as melhores para publicar aqui no seu querido blog cervejeiro. Participe!]

“Olá. Vocês poderiam me indicar qual a melhor cerveja para fazer um brigadeiro gourmet?”
Marcelle Monteiro

Olá, Marcelle, pessoal. Tudo bem? Um bom brigadeiro de cerveja pode ser feitos com ou sem chocolate – o chamado brigadeiro branco. Vou assumir que você está perguntando sobre o convencional, achocolatado, ok?

Primeiro, dê preferência por cervejas escuras, com maltes torrados. Elas vão unir o sabor do malte torrado com o chocolate numa combinação por semelhança de sabores. Qual estilo escolher vai depender do tipo de chocolate usado, já que é o elemento mais marcante da receita. É a mesma regra da harmonização. Quanto mais amargo o chocolate, mais intensa deve ser a cerveja.

Se usar chocolate ao leite, por exemplo, adicione cervejas escuras mais leves, como do estilo Schwarzbier. Meio amargo? Pense em uma Robust Porter, escura mas com torrefação menos intensa do que o café. Se usar um 70% cacau, use uma boa Imperial Stout.

Outra forma de fazer é por redução da cerveja, fervida até formar um molho concentrado. Esse método é usado, por exemplo, numa receita de brigadeiro de cerveja que recebi há algum tempo, feita com a Black IPA Hi5, da Cervejaria 2cabeças, do Rio de Janeiro. O toque de mestre fica por conta da combinação com o cacau em pó, usado na decoração.

Aliás, a receita é dos próprios cervejeiros. Gostou da ideia? Então vamos lá:

Brigadeiro de Cerveja Hi-5

Brigadeiro de cerveja Hi-5 Black IPA: uma escolha criativa
Brigadeiro de cerveja Hi-5 Black IPA: uma escolha criativa

Ingredientes:

– 300 ml de Hi5 Black IPA
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de manteiga
– Cacau em pó para decorar (opcional)

Tempo: 25 min

Dificuldade: Fácil

Modo de Preparo:

1– Em uma panela, reduza a cerveja até metade do volume, fervendo-a. Deixe esfriar para o brigadeiro não talhar.

2– Adicione o leite condensado e manteiga à cerveja.

3– Misture bem, em fogo baixo, até dar o ponto de brigadeiro – ou seja, desgrudar do fundo da panela.

4– Está pronto! Coloque em um copinho, pote ou enrole no formato tradicional. Sugestão: use algum elemento para decorar e dar mais sabor ao brigadeiro, como granulado ou cacau em pó.

5– Abra uma Hi5 e beba enquanto come o brigadeiro.

Abraços

Em tempo: apesar de o álcool evaporar na fervura, durante a redução da cerveja, obviamente esse não é um doce para crianças. Fica o alerta. Menor de 18 não pode beber cerveja.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

About Luís Celso Jr.

É jornalista, sommelier, juiz e consultor de cervejas. Fundou o BarDoCelso.com em 2006 e desde então se especializou cada vez mais, sendo hoje um dos principais e mais experientes profissionais do Brasil. Ficou em 3º lugar no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em 2014, e 6º nas duas edições seguintes. Foi um dos representantes do Brasil na 4ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers em 2015. Saiba mais sobre os serviços do BarDoCelso.com ou sobre o Celso .

Check Also

Sete mitos sobre a cerveja

Mais vale uma verdade na mão do que duas mentiras voando. Pelo menos é o …

  • Welington Carlos Heringer Garcel

    Boa Tarde, Celso eu uso a Eisenbahn Dunkel e nada de cacau, fica perfeito

    • Luís Celso Jr. – bardocelso@gmail.com

      Bacana, Welington! É uma boa escolha ;)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE