Cervejaria Moondri
A Cervejaria Moondri, de Curitiba (PR), começou como muitas outras. Os fundadores, o casal Drica e Murici, faziam cerveja em casa e tiveram a ideia de montar um negócio em 2015. Porém a fábrica mesmo só veio em março de 2017 em um barracão alugado na capital paranaense com uma brassagem de 300 litros e 3,2 mil de capacidade em tanques na adega.
Eles começaram explorando estilo básicos, mas logo focaram em cervejas lupuladas com muito sucesso, de público e crítica. A Moon Balance, classificada pela cervejaria como Session NE IPA, é a Session IPA melhor avaliada no aplicativo Untappd no Brasil.
O nome da cervejaria veio da união dos nomes dos fundadores. E a ideia da lua veio para arrendondar essa união, saindo de algo como “MuDri” para Moondri. Com isso, logo as cervejas ganharam ilustrações e nomes de luas em geral — Moon Hazy e Orange Moon são exemplos e algumas das primeiras IPAs da marca.
A Cervejaria Moondri também passou a explorar bastante com as leveduras, que importou do laboratório Giga Yeast (USA) exclusivamente para seu uso, já tendo lançada várias cervejas com elas. O destaque vai para a série Yeast Magic, na qual o fermento atua fazendo também biotransformação e criando tióis para aroma e sabor.
Também está fazendo algumas incursões pelo universo das Lagers modernas, como a Moondri Discovery, uma New Zealand Pilsner que tem como protagonistas os lúpulos Nelson Sauvin e Motueka. Eles trazem aromas e sabores frutados e cítricos, como limão, goiaba e uvas-brancas. Eles brilham numa base Lager limpa. A embalagem tambémvaloriza o produto, num tom laranja fosco.
Outro lançamento recente é da Cold IPA Artic Moon, feita com levedura de baixa fermentação e os lúpulos Amarillo e Simcoe.