Notícias

Cerveja HI 5 Black IPA será lançada em Curitiba em fevereiro

Divulgação
Hi 5 Black IPA, da 2Cabeças Cervejas, será lançada em Curitiba ainda em fevereiro

A 2Cabeças Cervejas vai lançar agora no início de fevereiro a cerveja HI5 Black IPA. É o primeiro rótulo da parceria entre o jornalista Bernardo Couto, amigo carioca do site Homini Lúpulo, e o publicitário Salo Maldonado, sócio de uma distribuidora de cervejas Infusion e do bar BeerJack Hideout, no Rio de Janeiro. A produção, que era caseira, agora passa a ser feita na Cervejaria Allegra, também carioca, e distribuída pelo país em escala comercial. Em Curitiba, alguns barris dela devem chegar ainda este mês, em datas e locais ainda a ser definidos.

Black IPA é uma cerveja diferente. Na verdade, em guias como o BJCP, ela não existe enquanto estilo. Mas já há um clamor nos Estados Unidos, onde o a invenção nasceu, pela sua institucionalização. É fruto de experiências com cervejas extremas, com alto teor de amargor em razão da grande quantidade de lúpulo. Sua principal diferença em relação as Indian Pale Ale é a adição de maltes torrados no processo, que a deixam mais escura e com sabor mais tostado.

Ainda não experimentei a HI 5, mas a descrição da cerveja que veio no release é: “no aroma, o torrado e o caramelo do malte se misturam ao cítrico do lúpulo Simcoe, que remete a maracujá e manga. Na boca, trata-se de uma cerveja com corpo leve a médio e notado amargor. O sabor acompanha o aroma, deixando no fundo da garganta um leve sabor de lúpulo”. Parece boa, hem?

O design do rótulo foi feito por Armando Fontes, também cervejeiro e produtor da Cerveja Vilã, em Belo Horizonte. A ideia é fugir do tradicional. Aliás, toda a concepção da 2Cabeças é desse tipo, com muito humor, claro. O nome HI 5, por exemplo, vem do cumprimento, onde se batem as mãos espalmadas com os dedos para cima. Já 2Cabeças, garante Bernardo, não é por conta dos dois sócios, mas porque “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

Estamos esperando para conferir.

Quem já conferiu foi James Watt, da cervejaria escocesa Brew Dog. Olha o que ele disse:

Esse vídeo é para quem quer entender o que é HI 5:

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

8 Comments

  • Fernando disse:

    Não lembro da Black IPA Curitibana ter merecido tanto destaque! Em Curitiba já podemos degustar da Black Rye IPA da Bodebrown há alguns meses!

  • Celso disse:

    Olá, Fernando. Tudo bem? O destaque é o mesmo que dou para qualquer cerveja, de fora ou daqui. E sempre escrevo sobre cervejas paranaenses. Pode “folhar” o blog e conferir. Não tenho notícias que a Black IPA da Bodebrown esteja sendo vendida nos bares daqui. Se estiver errado, me avise, pois é uma ótima cerveja e quero falar dela. Além do mais, o Samuel sabe que tem portas abertas aqui para sugerir a pauta que ele quiser. Abraços e obrigado pelo comentário

  • Geronimo disse:

    Tomei a Black Rye IPA da Bode no Hop´n Roll, no início de janeiro. Mas acho que no momento não tem mais lá.

  • Celso disse:

    Geronimo, obrigado pelo comentário. O Samuel não me avisou nada dessa cerveja. Vou falar com ele e ver em que pé anda. Abraços

  • Fernando disse:

    Desculpe meu surto bairrista Celso, não consegui evitar, rsss.
    Bom, em todas as oportunidades em que estive no Hop’n Roll tive a felicidade de encontrar a Black Rya IPA.
    Já tomei na Cervejaria da Vila também.
    Vejo e divulgo seublog sempre. Abraço e sucesso !

  • Celso disse:

    Fernando, fica tranquilo. Tão logo quanto puder, vou atrás do Samuel para pegar mais informações sobre a Black IPA da Bodebrown. Abraços

  • Renan Ceccatto disse:

    Caro Celso;
    O assunto é o mesmo, mas a pauta é outra; você tem informações/notícia sobre o BEER DAY 2012!? Esses dias de verão estão pedindo um dia regado a boa cerveja e boa música como no ano passado.
    Abraço!

  • Celso disse:

    Renan, ainda não estou sabendo nada sobre o Beer Day. Mas acho difícil que consigam fazer algo ainda no verão. O tempo está apertado, e se fosse rolar eu já estaria sabendo de algo… Quer dizer, eu acho! Rs… Abraços

Leave a Reply