Cerveja HI 5 Black IPA será lançada em Curitiba em fevereiro

Divulgação
Hi 5 Black IPA, da 2Cabeças Cervejas, será lançada em Curitiba ainda em fevereiro

A 2Cabeças Cervejas vai lançar agora no início de fevereiro a cerveja HI5 Black IPA. É o primeiro rótulo da parceria entre o jornalista Bernardo Couto, amigo carioca do site Homini Lúpulo, e o publicitário Salo Maldonado, sócio de uma distribuidora de cervejas Infusion e do bar BeerJack Hideout, no Rio de Janeiro. A produção, que era caseira, agora passa a ser feita na Cervejaria Allegra, também carioca, e distribuída pelo país em escala comercial. Em Curitiba, alguns barris dela devem chegar ainda este mês, em datas e locais ainda a ser definidos.

Black IPA é uma cerveja diferente. Na verdade, em guias como o BJCP, ela não existe enquanto estilo. Mas já há um clamor nos Estados Unidos, onde o a invenção nasceu, pela sua institucionalização. É fruto de experiências com cervejas extremas, com alto teor de amargor em razão da grande quantidade de lúpulo. Sua principal diferença em relação as Indian Pale Ale é a adição de maltes torrados no processo, que a deixam mais escura e com sabor mais tostado.

Ainda não experimentei a HI 5, mas a descrição da cerveja que veio no release é: “no aroma, o torrado e o caramelo do malte se misturam ao cítrico do lúpulo Simcoe, que remete a maracujá e manga. Na boca, trata-se de uma cerveja com corpo leve a médio e notado amargor. O sabor acompanha o aroma, deixando no fundo da garganta um leve sabor de lúpulo”. Parece boa, hem?

O design do rótulo foi feito por Armando Fontes, também cervejeiro e produtor da Cerveja Vilã, em Belo Horizonte. A ideia é fugir do tradicional. Aliás, toda a concepção da 2Cabeças é desse tipo, com muito humor, claro. O nome HI 5, por exemplo, vem do cumprimento, onde se batem as mãos espalmadas com os dedos para cima. Já 2Cabeças, garante Bernardo, não é por conta dos dois sócios, mas porque “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

Estamos esperando para conferir.

Quem já conferiu foi James Watt, da cervejaria escocesa Brew Dog. Olha o que ele disse:

Esse vídeo é para quem quer entender o que é HI 5:

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

8 comentários em “Cerveja HI 5 Black IPA será lançada em Curitiba em fevereiro”

  1. Não lembro da Black IPA Curitibana ter merecido tanto destaque! Em Curitiba já podemos degustar da Black Rye IPA da Bodebrown há alguns meses!

  2. Olá, Fernando. Tudo bem? O destaque é o mesmo que dou para qualquer cerveja, de fora ou daqui. E sempre escrevo sobre cervejas paranaenses. Pode “folhar” o blog e conferir. Não tenho notícias que a Black IPA da Bodebrown esteja sendo vendida nos bares daqui. Se estiver errado, me avise, pois é uma ótima cerveja e quero falar dela. Além do mais, o Samuel sabe que tem portas abertas aqui para sugerir a pauta que ele quiser. Abraços e obrigado pelo comentário

  3. Tomei a Black Rye IPA da Bode no Hop´n Roll, no início de janeiro. Mas acho que no momento não tem mais lá.

  4. Geronimo, obrigado pelo comentário. O Samuel não me avisou nada dessa cerveja. Vou falar com ele e ver em que pé anda. Abraços

  5. Desculpe meu surto bairrista Celso, não consegui evitar, rsss.
    Bom, em todas as oportunidades em que estive no Hop’n Roll tive a felicidade de encontrar a Black Rya IPA.
    Já tomei na Cervejaria da Vila também.
    Vejo e divulgo seublog sempre. Abraço e sucesso !

  6. Fernando, fica tranquilo. Tão logo quanto puder, vou atrás do Samuel para pegar mais informações sobre a Black IPA da Bodebrown. Abraços

  7. Renan Ceccatto

    Caro Celso;
    O assunto é o mesmo, mas a pauta é outra; você tem informações/notícia sobre o BEER DAY 2012!? Esses dias de verão estão pedindo um dia regado a boa cerveja e boa música como no ano passado.
    Abraço!

  8. Renan, ainda não estou sabendo nada sobre o Beer Day. Mas acho difícil que consigam fazer algo ainda no verão. O tempo está apertado, e se fosse rolar eu já estaria sabendo de algo… Quer dizer, eu acho! Rs… Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *