Hop’n Roll: um bar para fazer e degustar cerveja

Divulgação/Hop and Roll
O bar fica na Mateus Leme, no bairro São Francisco, perto do Shopping Mueller

Você já imaginou ir a um bar para fazer cerveja? Sim, o tradicional local de consumo também pode ser de fabricação. Mas não é aquele com grandes máquinas e fermentadores, e sim de um produção pequena, sob medida para você fazer uma cerveja e servir para seus amigos com orgulho, em casa, na festa de aniversário, casamento, etc. Qualquer pessoa pode se arriscar nessa aventura no Hop’n Roll, novo bar cervejeiro da cidade aberto no fim do ano passado. E eles dão toda a assistência que você precisar.

Esse conceito de estabelecimento leva o nome de Brew on Premises (BOP) e não é novo nos EUA, mas por aqui é recente. A ideia surgiu, conta o sócio-proprietário Denis Galvão, de um conversa com Jon “maddog” Hall, um guru da área de TI, diretor executivo da Linux International, há uns 4 anos atrás. Nesse período, a cultura cervejeira por aqui estava bem no início. O tempo passou e a ideia criou corpo, até que Denis e três irmãos decidiram empreender.

“O BOP é um estabelecimento onde o cliente agenda um horário e tem a sua disposição um equipamento semiprofissional para produção de sua cerveja. Em linhas gerais o cliente aluga uma panela, tem a sua disposição todos os ingredientes (malte, lúpulo, fermento, etc.) para a brassagem e um técnico acompanhando o processo”, explica o sócio. Fica a cargo do cliente escolher o estilo e a receita a ser feita, dentre as vários opções oferecidas pela casa. É o cliente também que faz “tudo”, moendo o grão, regulando temperatura e todo o processo. Mas rola uma ajuda do técnico, claro.

Divulgação/Hop and Roll
As panelas para fazer as cervejas tem capacidade de 100 litros cada. Acredite, já dá para fazer um bom “estrago”

“Ao final do processo a cerveja é acondicionada em uma sala de fermentação. Após o período de fermentação e maturação o cliente é chamado para envasar sua produção. Neste momento suas garrafas já estão preparadas com rótulos personalizados que ele escolheu. Então leva para casa suas garrafas com o seu rótulo com a sua cerveja, e aí a festa está garantida!”, conta Denis. Todo esse processo é realizado dentro do bar, com a vantagem de você poder tomar uma cervejinha num happy hour com os amigos enquanto prepara a sua.

“Curitiba respira. Ou melhor, bebe, cervejas artesanais”, diz Denis. “Sempre, desde que começamos a tomar os primeiros goles, dissemos que gostaríamos de montar um bar, mas um bar diferente”. Acho que eles conseguiram, não?

Bar

Além de fazer a cerveja do seus sonhos, você pode ir no Hop’n Roll para degustar ótimos produtos. Nesse caso, o chope merece destaque. São 12 torneiras numa “trave” única, com linhas que buscam o chope numa câmara fria embaixo do bar, acondicionando da melhor forma possível o produto e garantindo que ele não deteriore tão rápido. A ideia é servir diversos rótulos, variando entre produtos locais, nacionais e importados.

Divulgação/Hop and Roll
Bar conta com uma trave com 12 torneiras de chope, além de câmara fria para manter tudo bem conservado

Cervejas em garrafas também são servidas e quando eu fui lá a carta definitiva ainda estava sendo montada. Mas já existiam vários e bons rótulos de vários estados e países.

Para comer, petiscos. Eu me deliciei com uma Pirâmide de Fritas, uma verdadeira montanha de batatas fritas com queijo ralado e salsinha. Há também outros quitutes, com carnes, aves e saladas para harmonizar com as cervejas. A gosto do freguês.

E para melhorar, muito Rock’n Roll no som ambiente. Ou você acha que o nome veio de onde?

ENQUETE: Você já foi no Hop’n Roll? O que achou? Deixe seus comentários abaixo.

Serviço: Hop’n Roll. Rua Mateus Leme, 950 – São Francisco. Aberto de segunda-feira a sábado, das 17h30 até 2 horas. Aceita Visa e Master. Estacionamento próprio. Telefone: 41 3408 4486. Site: www.hopnroll.com.br. Facebook: http://facebook.com/hopnroll. Twitter: http://twitter.com/hopnroll.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

16 comentários em “Hop’n Roll: um bar para fazer e degustar cerveja”

  1. Schandra Julia

    Otimo ambiente, com uma vasta carta de cervejas, gostei da variedade de petiscos e com preço muito bom.

  2. Hop n´roll é sucesso desde a inauguração!!Ambiente agradavel, cerveja servida na temperatura certa e principalmente com a variedade e qualidade que não se encontra em nunhum outro lugar em Curitiba!! Sem falar da trilha sonora que não podia hormozinar melhor com cerveja: o bom e velho rock n´roll!! Parabéns pela iniciativa!!!

  3. Excelente bar, excelente ambiente e muito boa seleção de cervejas! Tudo no capricho, super recomendo!!!

  4. O bar é muito legal… Os chopes um melhor que o outro e sempre variando. Os petiscos são demais, e o preço melhor ainda!!! Resumindo bons chopes, comidas deliciosas, ambiente de primeira e preços muito bons mistura isso com o bom e velho rock’n roll… PERFEITOOOO!!!

  5. Conheci na inauguração e adorei a ideia do “bar”. Desde então já fui mais umas 4 vezes e só tenho elogios! As panelas começaram a funcionar, o cardápio está cada vez melhor e as cervejas são sempre muitas boas e com uma variedade pra todos os gostos! RECOMENDO MUITO, principalmente se você é daqueles que já conhece ou está começando a degustar novos sabores!

  6. Com certeza uma boa opção de lazer e entretenimento na cidade. Este bar nos oferece um mergulho no mundo fantástico das cervejas especiais, alem de sempre ter uma novidade na reluzente trave de chopp sentimos aquele aroma de malte lupulado no ar. Estimulando todos os sentidos sensoriais dos apaixonados pelo liquido milenar.
    Mais uma vez Curitiba prova ao Brasil o status de cidade vanguardista.
    Parabens a todos!!!

  7. Fernando Mantovani

    Já fui algumas vezes, o atendimento é muito bom, várias opções de cerveja e o ambiente ideal para degustar uma boa cerveja, definitivamente vale conhecer!

  8. Fui na inauguracao, excelentes cervejas, local maravilhoso. Vale a pena.
    Agor vou experimentar a fabricacao.

  9. O bar é duca…e o ambiente também é muito legal.
    Quando vc começa a comparar cervejas artesanais com as pilsen enlatadas vc não quer mais saber…muito bom!
    Parabéns.

  10. O melhor bar de curitiba, com toda certeza!!!
    Chopes de alta qualidade e muita variedade; petiscos com preços de dar agua na boca e sem contar o excelente atendimento que a casa oferece, tudo isso com muito rock n´roll. Adoreiiiiiiiiii!

  11. O bar é excelente! As opções de cerveja são muito boas, a musica ambiente, só rock! Também tem o espaço externo, pras cinco dias de verão em Curitiba. Vou sempre que posso!

  12. Celso, fiquei muito curioso a respeito, irei com a patroa no fds se possível.
    Mudando de assunto, voce viu o kit “iniciante” de cervejas que o Clube do Malte (local que voce me indicou ha alguns meses e virei fã) está vendendo ? Da uma olhada la, e me diga o que acha, abraço !

  13. Vagão, os kits do Clube são ótimos para orientar iniciantes. Aconselho mandar ver, até que você consiga discernir entre as cervejas e estilos de sua preferência. Abraços

  14. Bar excelente, atendimento ótimo, poderia ser um pouco maior…, a comida é muito boa, vale muito a pena!

  15. Pessoal, sempre tem um que é do contra né….
    Concordo que o ambiente é legal e que a proposta é bem diferente, o rock e coisa e tal, mas….já fui duas vezes lá e fui surpreendida com chopes ruins, pedi para trocar e tbem estavam ruins, tive que me contentar com as garrafas!!!
    Outro detalhe, existem sim outros bares e locais com muito mais opção de marcas de cervejas e chopes em Curitiba, basta conhecer e procurar um pouco mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *