Notícias

Cerveja Morada Kölsh: qualidade e leveza

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Cerveja Morada Kölsh é leve e de qualidade, e tem até copo especial!

O consumidor brasileiro está começando a descobrir as cervejas especiais. Apesar do mercado estar evoluindo muito nesse sentido nos último anos – com cervejas de estilos mais elaborados, com sabores acentuados e diferenciados -, não podemos esquecer que a grande parte do público ainda está no contato inicial com a bebida. Muitos têm como referência de cerveja apenas tipos leves da bebida, quando não somente as cervejas comerciais (American Lagers), responsáveis por 95% do mercado cervejeiro. Então, como servir algo diferenciado, mas sem assustar o consumidor?

Algumas cervejas brasileiras já estão sendo trabalhadas nesse conceito, fazendo bebidas com qualidade e menor impacto, vamos chamar assim. Uma dessas cervejas acaba de ser lançada em Curitiba. A recém-criada Cervejaria Morada apresentou no fim do mês passado a sua Kölsh, junto com a inauguração do novo restaurante Madero Burger & Grill de Curitiba.

O estilo Kölsh é típico da cidade de Colônia, na Alemanha, e feito a partir da mistura de malte de cevada e de trigo. A Morada Kölsh é uma cerveja leve e agradável, mas com qualidade especial. De cor amarelo dourado, ela é bastante límpida e faz boa espuma. No aroma, é possível sentir os cereais, em especial o trigo e um leve amadeirado. Me contaram que ela leva apenas uma pequena quantidade de trigo, mas esse aroma fica mais acentuado pois a cerveja é maturada com carvalho francês. O corpo é leve, o amargor é sutil e o gosto é mais maltado e seco. Depois do gole, fica uma agradável e leve sensação dos cereais e madeira na boca.

Em sociedade com o chef Junior Durski, a Morada Kölsh é produzida pelo André Junqueira, presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (Acerva-PR) e já premiado com uma Marzenbier ano passado no concurso das associações. Ela está sendo servida apenas no novo Madero (Rua Comendador Araújo, 152). O copo (280 ml) custa R$ 5,20. No entanto, como já escrevi aqui, os planos vão muito além, com a distribuição da cerveja em outros restaurantes da rede e até com o lançamento de um Brew Pub.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 Comments

  • Junior Carvalho disse:

    Preciso me organizar e ir provar as cervejas da Morada. Com o Junqueira não tem brincadeira, tenho certeza que as cervejas são fantásticas.
    Sucesso!!!

  • Antonio Mendes disse:

    Se a Kolsh for no mesmo padrão de qualidade da Double Vienna que tomo a versão engarrafada, sensacional!!! Assim que possível passerei lá pra experimentar. Acho que tanto a Double Vienna como esta Kolsh (pelo fato da maturação em madeira) devem combinar muito bem com os grelhados. Boa pedida!

Leave a Reply