Cerveja paranaense premiada muda de fórmula e é lançada em Curitiba

Luís Celso Jr./Gazeta do Povo
Junkeira segura seu bebê, a Double Vienna, durante o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. Lançamento acontece nesta terça-feira

Nesta terça-feira (30) será lançada no Clube do Malte, bar especializado em cervejas aqui de Curitiba, a Double Vienna da cervejaria Junkabeer, pertencente aos curitibanos André Junqueira e Fernanda Lazzari. Trata-se de uma variação da receita que ganhou medalha de ouro na categoria Oktoberfest/Märzen no 5º Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, realizado em Porto Alegre entre 3 e 5 de junho deste ano. É a cerveja artesanal do estado entrando no mercado pra valer.

Tive o prazer de experimentar a cerveja no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau (SC) entre quinta-feira (25) e sábado (27) da última semana. É realmente muito boa. O Junqueira me contou que a receita nasceu de uma mistura de sentimentos. “Para mim foi uma grande alegria ter ganho o concurso, mas uma frustração que isso aconteceu com uma cerveja que eu particularmente não apreciava tomar. Não é um estilo que eu gostava tanto. Aí achei que ela merecia alguma coisa a mais e fui ajustando a receita. Dupliquei o malte e para balancear fui buscar uma lupulagem americana mais moderna”, explica o cervejeiro.

O resultado foi uma bebida que não se enquadra em padrões de estilos conhecidos. Com uma cor dourada profunda, possui uma espuma bela e persistente e é bastante encorpada para uma cerveja de baixa fermentação, mas sem deixar de ser agradável e fácil de tomar. Os aromas são frutados, lembrando o maracujá, e florais. O gosto chega a ser adocicado, mas com uma amargor típico e marcante, que permanece na boca por muito tempo.

Esse é o segundo lançamento de cervejas artesanais premiadas promovido pelo Clube do Malte na cidade. Em outubro o estabelecimento promoveu o lançamento regional da Eisenbahn São Sebá, cerveja paranaense premiada no 3º Concurso Mestre Cervejeiro. “Procuramos a cada dia incentivar a produção de cervejas artesanais na região. Com os lançamentos estamos recebendo verdadeiras “obras de arte” e isso é muito importante para a cidade e para a expansão do segmento”, afirma Douglas Salvador, proprietário do Clube do Malte.

Serviço: Lançamento da Double Vienna. Local: Clube do Malte, a partir das 19h. Endereço: Rua Desembargador Motta, 2220. Centro – Curitiba. Telefone: (41) 3014 9313. Site: www.clubedomalte.com.br

Acompanhe o Bar do Celso na web

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 comentários em “Cerveja paranaense premiada muda de fórmula e é lançada em Curitiba”

  1. Hahaha. Ok, não fui muito feliz na descrição. No entanto, garanto que se você provar, Godofredo, verá que de suave essa cerveja não tem nada. É, aliás, bastante amarga, como expliquei no resto da descrição. O suficiente para fazer muito marmanjo arruiar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *