Artigos

Cervejaria da Vila: uma tradição em Curitiba

By 08/10/2010abril 18th, 20203 Comments
Lucas R. Maruo
Cervejaria da Vila já foi Casa da Vila e mais conhecido como Bar da Eisenbahn

Não é exagero falar que a Cervejaria da Vila já se consagrou como um dos bares mais tradicionais de Curitiba quando o assunto é cerveja. O reconhecimento veio com o prêmio de Melhor Carta de Cerveja da cidade, dado pela revista Veja em setembro deste ano. O estabelecimento, aberto desde 2004, é um dos pioneiros na onda da cultura cervejeira – que se consolida há alguns anos e veio pra ficar.

Sendo assim, a história dela é também um pouco do caminho de todos os desbravadores desse meio no país. Desde a dificuldade de obter informações até os produtos em si, que ainda sofrem com uma alta carga tributária e diversos problemas de importação.

Há aproximadamente 6 anos Alexandre Willerding assumiu a representação e distribuição da cervejaria Einsenbahn em Curitiba e, com o intuito de divulgar o produto, cria a Casa da Vila. Por trabalhar exclusivamente com produtos da microcervejaria de Blumenau (SC), o local chegou a ser mais conhecido como Bar da Einsenbahn do que pelo prórprio nome.

Em 2006 o Bruno Guimarães, até então frequentador da Casa, entra na sociedade e os dois decidem ampliar os negócios com uma maior variedade de cervejas especiais. Nasce aí a Cervejaria da Vila. “A partir da sociedade começamos uma briga contra o tempo e contra as poucas informações disponíveis sobre esse mundo. Garimpando aqui e ali conseguimos construir um conceito próprio”, explica o Bruno, hoje proprietário único da Cervejaria.

Simplicidade e informalidade

Divulgação
O ambiente é temático sobre cerveja e a estante, cheia de garrafas vazias das mais diversas marcas, atesta a experiência etílica de quem está atendendo no bar

Em um dos e-mails que troquei com o Bruno há algum tempo ele me explicou essa história toda e do conceito do lugar. “A idéia aqui na Cervejaria da Vila é que a cultura da cerveja seja uma coisa descontraída, informal e simples. Não queremos transmitir toda a cultura de uma só vez aos nossos clientes, queremos que cada vez que venham, descubram de uma maneira ‘espontânea’ algo diferente”, completa.

A casa tem em seu cardápio mais de 80 rótulos de cervejas diferentes em um ambiente descontraído. O espaço é decorado tematicamente, e uma grande estante com várias garrafas vazias prova e “experiência cervejeira” de quem está atrás do balcão. O atendimento é qualificado, e se você chegar sem ideia do que experimentar será devidamente orientado pela equipe da casa.

Para quem prefere chope, também é possível se divertir com a linha da Eisenbahn. Outra boa pedida são os chopes da Klein Bier, cervejaria de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. E, de vez em quando, algumas novidades aparecem por lá – já experimentei chopes da Walls, de Minas Gerais, e se não me engano da Colorado, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Para acompanhar, a cozinha serve basicamente petiscos, mas para todos os gostos. “Alguns são mais elaborados, como a alcatra no molho de cerveja estilo dunkel e Indian Chicken, que mistura o sabor apimentado do tempero curry com o adocicado da geléia de uva. Outros são mais tradicionais, como nosso bolinho de carne seca que é totalmente feito na casa com todo carinho”, conta Bruno.

Shows

Uma outra tradição da Cervejaria da Vila é o show aos sábados de tarde. Normalmente com a banda Hillbilly Rawhide, com sua criativa mistura de Rock, Contry, Hillbilly, Western, Bluegrass e outros estilos – o grupo já é bastante conhecido no meio underground e Psicobilly em Curitiba – a apresentação é uma ótima pedida para começar de forma animada o fim de semana. Mas fica a dica: chegue cedo. A apresentação começa por volta das 16 horas e o bar fica lotado.

Serviço: Cervejaria da Vila. Rua Mateus Leme, 2631, São Lourenço, Curitiba. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 18h à 1h. Sábado, das 15h à 1h. Telefone: (41) 3015-4620. Site: www.cervejariadavila.com.br. Mais informações no Guia Gazeta do Povo.

Acompanhe o Bar do Celso

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

3 Comments

  • Marcio disse:

    Um dos meus locais preferidos para tomar cerveja em Curitiba. O bolinho de carne seca é imbatível, e chope Klein stout também é muito bom. Só a cozinha que podia ficar aberta até mais tarde…

  • Paula disse:

    Música alta e poucos lugares. Já foi bem melhor, estive lá esses dias e não fiquei mais de meia hora. O som estava insuportável e os frequentadores muito “alternativos” para o meu gosto.

  • Christian disse:

    Altamente recomendado para bons apreciadores de cervejas e de conversas, além de ser um local muito agradável, com atendimento de primeira qualidade e cerveja sempre bem gelada, as opções de petiscos são bem elaboradas. Vale muito a pena conhecer. #ficadica Pra quem possui twitter, vale a pena seguir o twitter da Cervejaria, que sempre possui informações sobre a programação e dias de Double.

Leave a Reply