Breaking News
Home » Notícias » Cervejaria Nacional e BarDoCelso.com lançam cerveja com adição de pepino

Cervejaria Nacional e BarDoCelso.com lançam cerveja com adição de pepino

Cerveja é algo divertido. É algo prazeroso. É algo para juntar pessoas e amigos. E é com orgulho que nós do BarDoCelso.com anunciamos a produção de mais uma cerveja colaborativa e bastante inusitada. A partir desta terça-feira, da 27, lançamos em parceria com a Cervejaria Nacional, fábrica bar instalada em Pinheiros, São Paulo, uma cerveja sazonal com pepino!

Trata-se da Sunomono, uma Witbier, cerveja de trigo de tradição belga, leve e refrescante, elaborada com folhas de limão kaffir e sementes de coentro, que foi adicionada de pepino japonês na maturação. É, portanto, uma Cucumber Beer, tendência nos Estados Unidos ainda pouco explorada aqui no Brasil. O resultado da adição do legume é ainda mais refrescância e leveza na cerveja, além de sabor e aromas característicos.

Houve um pré-lançamento da cerveja na segunda-feira, dia 26, para a imprensa e blogueiros na qual vários pints de Sunomono foram sorvidos e aprovados (vejam as fotos com caras de alegria).

Com cor amarelo palha e espuma branca, a nova receita que alcança 4,6% de teor alcoólico, tem aroma cítrico que remete ao limão kaffir, com toque herbal trazido pela presença do pepino. Na boca, notas condizentes ao aroma cítrico e uma cerveja leve de corpo médio baixo, com sutil amargor e final seco. A cerveja, modéstia a parte, ficou fantástica, e foi elaborada por Luís Celso Jr., fundador do BarDoCelso.com, com o cervejeiro da casa Patrick Bannwart.

A Sunomono será servida apenas em chopp na Cervejaria Nacional de São Paulo e Ribeirão preto até quando acabar o estoque, que é apenas de 500 litros. Portanto, corra para pegar o seu! Na terça-feira de estreia, dia 27, poderá ser degustada no esquema double chopp. O pint de 570ml sai por R$27 e o half de 300ml por R$18.

Como é a Cucumber Beer

O estilo de cerveja com pepino, Cucumber Beer, leva a adição do vegetal para trazer seu sabores característicos e refrescância. Nos EUA normalmente se usam estilos leves como Kolsh, Saison ou até Sour Beers. O cuidado com a receita elaborada na Cervejaria Nacional foi que o vegetal contribuísse para o sabor da cerveja mas sem sobrepor as demais informações sensoriais do estilo base escolhido, o Witbier.

Para isso Patrick usou seu conhecimento de produção de cervejas e Celso seu know how de juiz de cervejas para encontrarem um equilíbrio sutil, sem deixar nada exagerado. “O pepino, apesar de muitos acharem de sabor neutro, tem um aroma marcante que pode facilmente sobrepor outros elementos da cerveja. Ao julgar cervejas, percebi, experimentando outras cervejas assim, que esse seria o maior desafio da cerveja”, diz Celso. “Inserimos o pepino na maturação, descascado em cubos, por um período curto de tempo, apenas três dias, monitorando diariamente o resultado. Assim que chegamos no sabor ideal e equilibrado, retiramos a cerveja e estava pronta”, conta Patrick.

O nome, Sunomono, faz referência ao prato típico japonês normalmente feito com pepinos, que são submetidos a um processo que o deixa agridoce, normalmente servido com um pouco de gergelim. A cerveja foi batizada assim porque foi elabora com cerca de 20 quilos de pepino do tipo japonês, sendo o estilo Witiber já levemente ácido e sutilmente adocicado, complementado pelo condimentado das sementes de coentro e da fermentação da levedura belga, que produz algo semelhante a noz-moscada.

O pepino e o Dia do Pepino

Para quem não sabe, o pepino é considerado botanicamente como um fruto, nesse caso da pepineira (Cucumis sativus). É muito consumido como salada. Em termos de saúde é um potente diurético (96% dele é água), rico em potássio e faz muito bem para a pele, além de ser o fruto com menor quantidade de calorias do Brasil. Assim como o lúpulo (Humulus lupulus) que é utilizado nas cervejas, a pepineira é uma liana, ou seja, uma trepadeira. Um dos outros “parentes” próximos é o Melão (Cucumis melo).

A espécie é originária da Ásia, mais especificamente das regiões montanhosas da índia, e teria chego às américas por meio de Cristóvão Colombo. É uma planta de clima quente temperado, com ciclo de produção é normalmente anual sendo colhido normalmente na primavera.

O pepino tem até um dia próprio. Lançado pela marca de Gin Hendrick’s, o Dia Mundial do Pepino é comemorado em 14 de junho, data próximo do início da colheita no hemisfério norte. Essa marca de bebida, um Gin infusionado, leva em sua composição pepino e rosas.

Serviço:
Cervejaria Nacional – Made in Aqui mesmo!
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros – São Paulo/SP
Telefone: 11 4305-9368
Telefone para reservas: 11 3034-4318
Horário de funcionamento: segunda fechado; terça a quinta das 17h às 0h; sexta e sábado, das 12h a 0h; domingo, das 12h às 18h
www.cervejarianacional.com.br

About Luís Celso Jr.

É jornalista, sommelier, juiz e consultor de cervejas. Fundou o BarDoCelso.com em 2006 e desde então se especializou cada vez mais, sendo hoje um dos principais e mais experientes profissionais do Brasil. Ficou em 3º lugar no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em 2014, e 6º nas duas edições seguintes. Foi um dos representantes do Brasil na 4ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers em 2015. Saiba mais sobre os serviços do BarDoCelso.com ou sobre o Celso .

Check Also

Oktoberfest Paulaner Brasil

2º Oktoberfest Paulaner Brasil começa neste sábado em São Paulo

Neste sábado e domingo, dias 28 e 29 de outubro, acontece a 2º Oktoberfest Paulaner …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE