Cervejaria Way será lançada nesta quinta-feira no Clube do Malte

Luís Celso Jr./Gazeta do Povo
Os sócios Alejandro e Alessandro, da nova cervejaria da cidade: a Way. Inauguração oficial acontece nesta quinta-feira, no Clube do Malte

A partir desta quinta-feira (16), o Paraná vai contar com uma nova cervejaria. É a Way, dos sócios Alessando Oliveira – presidente temporário da recém oficialmente constituída Acerva-PR (Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná) – e Alejandro Winocur. Ela será lançada com uma comemoração no Clube do Malte, aqui na capital. A festa vai contar com as produções da nova cervejaria.

A novidade já foi cantada no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em novembro em Blumenau (SC), onde tive a oportunidade de provar as belas cervejas da Way. Como característica geral, todos os estilos produzidos são caprichados e muito agradáveis de beber (um ótimo drinkability). Meu destaque vai para a Umburana Lager, feita com chips da madeira brasileira. Ela fez tanto sucesso que acabou e não vai ficar pronta para a festa. Mas em breve ela volta.

Em Blumenau, conversei com o Alessandro sobre a novidade. Ele explicou a cervejaria é a realização de um sonho antigo. “Faço cerveja há mais de quatro anos. E sempre procurando ter produtos diferentes, mudar um pouco essa coisa que a grande indústria da cerveja acaba impondo pra gente. E a gente tem tanta cerveja de outros estilos e formas que tem de haver um espaço no mercado para trabalhar isso”, conta.

Sobre a linha de cervejas, Alessandro diz procurou criar num conceito bastante livre. “Nossos produtos muitas vezes não se encaixam em classificações convencionais. Temos uma Lager que é bem refrescante e na qual coloquei lúpulo alemão e americano, descaracterizando o estilo clássico. A Double Red Lager é um estilo que não existe em guias, sendo uma cerveja mais maltada, vermelha e mais seca no paladar. Há tembém a Cream Porter, que é uma Porter na qual vai aveia, ingrediente normalmente é usada nas Stouts e que dá mais cremosidade para a bebida. Além disso, e tem características de chocolate e caramelo”, descreve.

Além da Umburana Lager há ainda a American Pale Ale que é a única que se enquadra em uma classificação. “Ela foi feita com lúpulos americanos e passa para um processo de dry hop para dar mais aroma ainda”. Por fim, o carro-chefe da cervejaria até agora. “A Umburana Lager é a nossa grande criação. Ela é maturada com madeira, no caso a Umburana, que é bem brasileira, e dá uma suavidade para a cerveja”, conclui.

Além da comercialização em chope, a cervejaria também vai contar com garrafas – que devem começar a sair no início de 2011. Mais informações sobre a cervejaria em breve no site www.cervejariaway.com.br.

Acompanhe o Bar do Celso na web

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *