Cervejarias artesanais crescem 16,6% nos EUA em 2016, segundo BA

A Brewers Association (BA), associação das cervejarias artesanais dos Estados Unidos, divulgou na terça-feira (18) um infográfico com alguns números do relatório de mercado do setor referente ao ano de 2016. Ele mostra que o número de cervejarias artesanais cresceu 16,6% em relação à 2015, saindo de 4.504 para 5.234 empresas. Apesar disso, o volume das cervejarias artesanais no market share do país cresceu apenas 0,1%, passando de 12,2% para 12,3%.

Em parte, segundo a análise prévia economista-chefe da BA, Bart Watson, publicada no site da BA e no CraftBeer.com, se deve às aquisições realizadas por grandes grupos de cervejarias artesanais americanas. A BA define cervejaria artesanal como pequena, independente e tradicional e, em caso de compra de mais de 25% da empresa, ela descaracteriza e deve sair da associação.

Além de afetar os números, Watson diz que “isso tem sido um catalisador para o crescimento mais lento de cervejarias pequenas e independentes, e ameaçou o acesso do consumidor a certas marcas”, diz. “No entanto, pequenas e independentes cervejeiras foram capazes de preencher os barris perdidos para aquisições e mostrar um crescimento constante”.

  • Alguns outros destaques dos números divulgados:
  • Cervejarias artesanais correspondem a 99% das cervejarias dos Estados Unidos
  • As cervejarias artesanais empregam 129 mil pessoas
  • O market share das cervejarias artesanais corresponde a 23,5 bilhões de dólares. Um crescimento de 10% em valor em relação à 2015. Em dinheiro, as cervejarias artesanais correspondem a 21,9% do mercado americano

Confira o infográfico:

O relatório é um dos mais importantes documentos do ano da associação. A versão completa do relatório deve ser divulgada durante o Craft Brewers Conference em Washington, DC, que acontece entre 10 e 13 de abril. Também será publicada na revista The New Brewer, pertencente à associação.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *