Notícias

Cervejas do Paraná são premiadas em concurso nacional e internacional

O fim da semana passada foi especial para as cervejarias artesanais e homebrewers paranaenses. Vários prêmios foram concedidos para as cervejas locais.

O de maior destaque foi a medalha de ouro trazida pela Cervejaria Escola Bodebrown diretamente do Canadá, do Mondial de la Bière 2012. Trata-se de um grande festival com exposição, que premia somente algumas das cervejas presentes – o que torna tudo ainda mais especial.

Além disso, a curitibana Bodebrown foi a única brasileira a ganhar medalha esse ano, conquistada pela sua cerveja do estilo Imperial Stout. É o segundo ano seguido que a cervejaria é premiada. Ano passado, a Bodebrown Wee Heavy, cerveja do estilo Strong Scotch Ale, também ganhou o ouro. Ambas podem ser encontradas em algumas lojas e bares especializados em cervejas especiais.

Essa foi a 19ª edição do festival, que teve mais de 500 rótulos de cervejas de cerca de 30 países. O Brasil foi representando pelas cervejarias Amazon Beer (Belém-PA), Dama Bier(Piracicaba-SP), Bierland (Blumenau-SC), Bodebrown, Colorado (Ribeirão Preto-SP) e DaDo Bier (Porto Alegre-RS).

Nacional

Divulgação

Não menos importantes foram os prêmios conquistados pelos homebrewers paranaenses no 7º Concurso Nacional das Acervas (Associações dos Cervejeiros Artesanais), realizado pela Acerva Paulista em Piracicaba, no interior de São Paulo. Participaram da competição cerca de 300 cervejas, divididas em cinco categorias: American IPA, Doppelbock, Irish Red Ale, Russian Imperial Stout e Estilo Livre, que tinha a exigência de ter algum ingrediente tipicamente brasileiro na fórmula.

Na categoria Irish Red Ale, a premiada foi a Livia Maria Fernandes, da Cervejaria Tormenta, com medalha de prata; entre as Russian imperial Stout, a cerveja do Murilo Foltran, da DUM Cervejaria, trouxe o bronze; no estilo livre, quem conquistou o ouro foi a Imperial Imperial Stout com castanhas brasileiras e flor de sabugueiro do Anuar Tarabai, da F#%*ing Beer. No concurso especial de rótulos, Rafel Cadilhe David ganhou menção honrosa com o design da Moonshine Brewery ESB.

Muitas dessas cervejas não estão disponíveis para a venda regular, outras sim. Estão sempre presentes em festivais. Mas para saber onde achar, vale fazer contato diretamente com os produtores. A lista completa dos premiados no concurso das Acervas está no site da Acerva Paulista.

Em breve, devo falar mais dessas cervejas.

Parabéns aos vencedores!

Fontes: Brejas e Blog do Bob.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply