Trabalhos realizados

Cervejas orgânicas

By 12/11/2009abril 18th, 20202 Comments

A garrafa da Honey Dew custa, em média, R$ 22

[Olá pessoal. Toda a segunda quinta-feira do mês sai o Caderno Bom Gourmet, que tem um espaço reservado para cervejas. Este mês quem fez a matéria foi a colega Amália Dorneles sobre cervejas orgânicas. Reproduzo aqui, como foi publicado. Abraços.]

O frescor e a leveza das produções orgânicas

Novidade no Brasil, a cerveja orgânica é produzida com lúpulo e cevada cultivados sem componentes químicos ou fertilizantes. O processo de fabricação é o mesmo da comum, com a diferença de ser livre de compostos que não vêm exclusivamente da natureza, por isso é chamada de natural.

Com 4,8% de teor alcoólico, a marca europeia Honey Dew, única importada no país, leva mel orgânico fino em sua composição, dando um toque levemente adocicado. De cor dourada e textura mais encorpada, e menos amarga do que a comum, deixa a sensação de frescor no paladar. A Honey Dew trouxe para o Brasil o conceito Over Ice – tomar cerveja com pedras de gelo e limão – que acentua o sabor natural da bebida. Acompanha pratos com peixes e frutos do mar, tornando-se ideal para o verão, e combina muito bem com sobremesas e massas. A temperatura ideal para consumo é de 2 a 3 graus C.

A marca é importada pela Boxer do Brasil e pertence à Fuller’s, uma das mais antigas cervejarias do Reino Unido. “O mercado de orgânicos é muito maior na Europa, mas os brasileiros estão aprendendo a saborear essas cervejas”, diz Jeroen de Winter, gerente geral da Boxer do Brasil.

Divulgação/Eisenbahn
Eisenbahn Natural: R$ 6, preço sugerido para a garrafa long neck

O grupo Schincariol é o pioneiro na produção de cerveja orgânica no Brasil. Em 2004, lançou a Eisenbahn Natural, certificada pelo Insituto Biodinâ­mi­co (IBD), que fiscaliza e certifica produtos orgânicos com padrão internacional. A bebida vem conquistando espaço com seu baixo amargor e sabor levemente frutal, além de ser a única cerveja orgânica brasileira do mercado. “Os produtos orgânicos es­­tão ganhando mais espaço. Se­­gundo a Associação dos Consu­midores de Produtos Orgânicos do Paraná (Acopa), a taxa de crescimento é 10 a 20% ao ano”, segundo Guilherme Moraes, gerente da categoria de cervejas do Grupo Schincariol.

ONDE ENCONTRAR

Honey Dew
* Armazém da Serra – (41) 3264-8769.
* Nico’s Empório Orgânico e Nico’s Café Orgânico. Mercado Municipal – (41) 3263-1491 e (41) 3362-1588. Mondo Birre – (41) 3232-5098. Mestre-Cervejeiro.com – (41) 3532-9155.

Eisenbahn Natural
* Restaurante Ohana – Mercado Municipal – (41) 3363-4411.
* Biossana Orgânicos – (41) 3095-0707.
* Restaurante Durski – (41) 3225-7893.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 Comments

Leave a Reply