Clube do Malte lança São Sebá e inaugura ampliação

Divulgação
Clube do Malte reúne loja e bar em um único local

O Clube do Malte, bar especializado em cervejas aqui de Curitiba, está cheio de novidades para a próxima semana. Na quarta-feira (27) ele faz o lançamento em Curitiba da cerveja paranaense campeã da edição 2010 do concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn, a São Sebá, e inaugura a ampliação do estabelecimento. O local vai contar com mais 50 lugares e terá um novo bar e nova loja. O evento é aberto ao público.

Mas vamos por partes.

Aberto há oito meses, o Clube do Malte é uma das provas da expansão do mercado, da versatilidade e diversidade da cerveja. Sob o interessantes slogan “cervejas de todos os jeitos”, a ideia é ampliar a relação do consumidores com a cerveja. “Isso a gente faz de várias formas: oferecendo uma grande variedade de cervejas, usando a cerveja como ingrediente na cozinha, dando dicas de harmonizações, despertando nos clientes a vontade de fazer a sua próxima cerveja, etc. Mas, principalmente, trabalhando conteúdo sobre a cultura cervejeira: os tipos, os estilos, os hábitos em cada região, as novidades mundo afora”, explica o publicitário e cervejófilo Douglas Salvador, proprietário do estabelecimento.

E digo que ele cumpre o que se propõem. Com cerca de 150 rótulos na casa, de várias partes do mundo, a cerveja está em cada canto, desde a decoração temática até as bolachas que ficam por baixo dos copos. E tudo munido de muita informação. O cardápio é didaticamente montado para orientar o cliente em meio a essa grande variedade, sugerindo harmonizações e dando dicas.

Divulgação
Costelinha de porco com molhor de cerveja stout é uma das delícias da casa

Douglas conta que a ideia do bar surgiu após uma viagem ao Chile. Lá visitou vinícolas e ficou impressionado com a forma com que os que os produtores trabalham o produto com os consumidores. “Tive a ideia de fazer uma casa temática de cervejas que não vendesse somente os produtos, mas que criasse uma experiência de consumo mais enriquecedora”, explica.

Entre as cervejas mais pedidas estão as nacionais. Eisenbahn, Dado Bier, Baden Baden, Colorado, Bamberg e Mistura Clássica tem boa saída, assim como os produtos locais, com Klein Bier e De Bora.

Se você quer comer, uma dos pratos preparados com cerveja mais interessantes que eu já experimentei foi lá. Trata-se de uma saborosa costelinha de porco com molho de cerveja stout. “Ela é marinada por 24 horas e assada lentamente até ficar macia e suculenta. Ela e desossada para facilitar a vida do cliente e finalizada com nosso molho de cerveja stout, que é feito a partir da Klein Bier Stout”, conta Douglas. Outras boas pedidas são o bolinho de bacalhau e a coxinha de frango marinada com cerveja. Tudo com os cumprimentos do chef Marcos Camargo, que aprecia e entende do assunto.

Segundo Douglas, daqui para frente os planos são de criar e consolidar projetos que promovam essa ampliação da experiência cervejeira, como as noites temáticas (sequência de degustações preparadas para que os clientes conheçam a cultura cervejeira de cada região do mundo) e as confrarias (eventos que preparamos para grupos de apreciadores onde mesclamos sequências de cervejas com gastronomia).

São Sebá

Divulgação
Sebastião Singer, um dos criadores da São Sebá, e Douglas Silvestre, proprietário do Clube do Malte: grande noite será na quarta-feira (27)

Quem aparece volte e meia aqui no meu boteco virtual sabe que já falei váras vezes da São Sebá. Trata-se de uma Belgian Dubbel que superou outros 54 rótulos do mesmo estilo produzidos por cervejeiros caseiros de todo o país no concurso Mestre Cervejeiros desse ano. Ela foi originalmente produzida pelo empresário Sandro Sebastião Singer, 33, o publicitário Carlos de Manuel, 34, e o analista de sistemas Ricardo Ponestke Seara, 32, e depois finalizada de três formas diferentes e sorteada entre os amigos. Sebastião ficou com a que foi vencedora – o nome deriva do apelido dele, Sebá (confira mais sobre a história da São Sebá).

O lançamento nacional da cerveja ocorreu no início do mês no restaurante Melograno, em São Paulo. A cervejaria produziu 3 mil litros do rótulo, que chega ao mercado agora em novembro. Segundo descrição dos amigos, a São Sebá é uma cerveja escura, com grande formação de espuma, predominantemente maltada e sem muito amargor. O aroma é frutado, remetendo à banana, caramelo e café. Isso além do segredo especial, que não podem revelar. Estou louco para provar…

Serviço: Clube do Malte fica na Rua Desembargador Motta, 2200 – Centro – Curitiba. Telefone: 3014-9313. Site: www.clubedomalte.com.br.

Acompanhe o Bar do Celso na web

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

1 comentário em “Clube do Malte lança São Sebá e inaugura ampliação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *