Começa o Festival de Teatro de Curitiba

[Durante os próximos dias estarei na cobertura do Festival de Teatro de Curitiba. Portanto, não estranhem a overdose. Abaixo uma materiazinha factual, mas é só pra abrir. A qualidade deve melhorar]

Divulgação/Línguas EstranhasTem início nesta quinta-feira (22) a 16.ª edição do Festival de Teatro de Curitiba (FTC), considerado o maior da América Latina na área. Em 11 dias, serão apresentados 236 espetáculos, sendo 21 na Mostra Oficial, 187 no Fringe e 28 Atrações Infantis. As peças poderão ser conferidas em vários teatros da capital e também em locais inusitados, como salão de beleza, restaurante de hotel e academia de ginástica, além dos bares, já tradicionais. O FTC 2007 vai até dia 1.º de abril.

Na Mostra Oficial, duas peças abrem o festival na noite desta quinta. São a paranaense “Colônia Cecília” e a carioca “Os Dois Cavalheiros de Verona”. A primeira, da Cia. Máscaras de Teatro, é dirigida por João Luiz Fiani e traz ao palco uma história inspirada numa comunidade anarquista que efetivamente existiu em Palmeiras, no Sul do Paraná. A segunda é uma montagem do texto homônimo de William Shakespeare, realizada pelo grupo Nós do Morro, que participou do maior festival mundial dedicado ao autor (The Royal Shakespeare´s Complete Works Festival) realizado na cidade natal do dramaturgo (Stratford-upon-Avon), na Inglaterra.

Mas o festival é muito mais que somente a exibição principal. O Fringe, a mostra paralela a oficial, conta com, literalmente, muitas atrações de todos os gêneros para todos os gostos. Os sucessos Risorama, Troféu Gralha Azul, Mostra Metropolitana de Teatro e o Projeto Minas em Cena estão garantidos entre os Eventos Paralelos.

Este ano, a programação também estará recheada de novidades como a Mostra Cidade Viva, que reúne estátuas vivas de todo o país; a Amostra: Do Palco à Tela, que promove a exibição de 11 documentários; e a Exposição Afro-Brasileira, que apresenta o trabalho do artista plástico Waldo S. Filho.

Entre as atrações dos Eventos Especiais, o público poderá conferir a Mostra Novelas Curitibanas, que debate e apresenta renovadas maneiras de fazer teatro, e a Mostra de Teatro para Crianças de Todas as Idades, que apresenta e discute novas abordagens na produção de teatro feito para o público infantil.

Festival abre sessões extras para espetáculos com ingressos esgotados

A organização da 16.º Festival de Teatro de Curitiba abriu sessões extras para peças que tinham os ingressos esgotados. As comédias “Apareceu a Margarida” e “Porcus” ganharam novas apresentações, ambas no dia 1.º de abril (16h no Teatro Paiol e 18h no Guairinha, respectivamente). Já “Eu Odeio Komb” teve o local da sua apresentação ampliado, e voltou a ter lugares. Portanto, quem correr ainda pode garantir a entrada.

As peças “Besouro Cordão-de-Ouro” e “Essa Nossa Juventude” já estão esgotadas. Outras estão com pouquíssimos ingressos. É o caso de “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, “Thom Pain-Lady Grey” e “Colônia Cecília”. Para os demais espetáculos os ingressos seguem à venda na Bilheteria Central (Shopping Omar), pela internet e pelo telefone.

Serviço: Festival de Teatro de Curitiba. Vendas: de 26 de fevereiro a 1.º de abril.
Bilheteria central: Shopping Omar (Avenida Vicente Machado, 285 ou Rua Comendador Araujo, 268). Atendimento: das 10h às 20h e, no domingo, das 14h às 20 horas. Pagamento: cheque ou dinheiro.
Call center: Curitiba (41) 4063-6290, São Paulo (11) 2163-2000, Rio de Janeiro (21) 2169-6600. Pagamento: Visa, MasterCard, Diners e Amex (sujeito a taxas de conveniência e entrega).
Internet: www.ingressorapido.com.br.

Uma hora antes do início do espetáculo, os ingressos para as apresentações infantis e do Fringe deixarão de ser vendidos na bilheteria central e passarão a ser vendidos na bilheteria do espaço ou teatro até o inicio da peça. Na Mostra de Teatro Contemporâneo os ingressos deixarão de ser vendidos na bilheteria central duas horas antes do início da apresentação e só voltarão a ser vendidos uma hora antes do início, na bilheteria do respectivo teatro.

Matéria originalmente publicada na Gazeta do Povo Online

[Outras matérias, não necessariamente minhas, sobre o festival]

Dramas, comédias e musicais na Mostra Oficial
Festival de Teatro de Curitiba também é para crianças
Peças exploram o belo e inconstante universo feminino
Locais inusitados serão palco do Festival de Teatro
Confira a programação completa do FTC para esta quinta-feira (22)

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *