Banda curitibana Faichecleres lança novo CD pela revista Outracoisa

Divulgação/Iaskara / 'Eles tem o rock na vida', diz Marcos Bragatto, jornalista da revista Outracoisa“Eles têm o rock na vida”, diz Marcos Bragatto, jornalista e um dos garimpadores de bandas da revista Outracoisa. “Eles”, no caso, são os integrantes da banda curitibana Faichecleres, que tem seu novo CD, “A Calçada da Fama”, lançado na edição de março da publicação que ficou conhecida como “a revista do Lobão” e pode ser encontrado nas revistarias e livrarias por R$ 15,90.

Segundo o baterista Carlos Eduardo Caruso (que atende pelo apelido de Tuba), o álbum, que tem 11 faixas, é um sinal concreto de amadurecimento do grupo em geral. A diferença fica mais visível quando comparada ao primeiro CD, “Indecente, Imoral e Sem Vergonha”, lançado em 2005. O novo álbum tem “uma sonoridade mais grave, forte e pesada. É mais anos 70, mais Led Zeppelin”, afirma Tuba. Mas isso não quer dizer uma descaracterização. Quem já curtia o som da banda não vai se decepcionar.

As comparações não ficam por aí. Enquanto o primeiro álbum, que também foi lançado em vinil, foi bastante demorado (cerca de três anos) o segundo saiu muito rápido. “Quando recebemos o convite foi aquela coisa. Bah! Vamos ter que gravar um disco! Tínhamos apenas seis músicas. Aí nos trancamos no estúdio por 20 dias.”, explica Tuba. Feliz com o resultado musical da gravação, o instrumentista diz que eles conseguiram um efeito muito bom. “A gente conseguiu botar no disco a energia dos shows”, declara.

Sobre o lançamento em parceria com a revista – a banda ficou encarregada de gravar e entregar o material e a publicação pelo lançamento e cópias dos CDs – ele diz que “está sendo a melhor coisa que a gente fez até hoje”.

O jornalista Marcos Bragatto ainda ressalta outras qualidades do grupo que levaram a Outracoisa a lançar o novo álbum. “Eles tem a coisa do sarcasmo e da sacanagem, do duplo sentido, sem ser grotesco. Além disso, transitam muito bem pelo meio alternativo”, afirma. “O Faichecleres pode ser em breve um das grandes revelações”, completa.

A revista Outracoisa já lançou nomes importantes na cena independente nacional, como Mombojó e Cachorro Grande, e resgatou Arnaldo Baptista, que recentemente retornou com a banda Os Mutantes. Ela é uma criação do músico Lobão, que foi viabilizada pela lei de federal de incentivo a cultura e patrocinada pela Petrobrás. Todos os CDs lançados estão a venda no site da publicação.

Estrada
Divulgação/Iaskara / Antiga conhecida em Curitiba, a banda já fazia sucesso no meio alternativo
Com seu já tradicional visual retrô (vestidos como se tivessem saído diretamente dos anos 60 ou 70) e um rock cheio de duplo sentido, sarcasmo e sacanagem, a banda, que é antiga conhecida da noite curitibana, agora alcança projeção nacional. No entanto, antes do sucesso teve muita “ralação”.

O grupo foi formado em 1998 pelos primos gaúchos Carlos Eduardo Caruso (bateria) e Giovani Caruso (baixo e vocais). A dupla decidiu que montar a banda na pequena cidade de de Rio Grande, no litoral gaúcho, não daria certo e veio para Curitiba. Aqui se somou a eles o catarinense Marcos Gonzatto (guitarra e vocais).

Foram quatro anos tocando covers no Empório São Francisco e, aos poucos, vieram as músicas próprias. Com o lançamento do primeiro CD em 2005, o trio começou a fazer shows em diversos festivais e se apresentar em programas de televisão e rádio. Curitiba, então, já era pequena para o Faichecleres, e eles se mudaram para São Paulo. “Morei 10 anos em Curitiba. Nos formamos e evoluímos aí. A cidade é nossa mãe”, afirma Tuba.

Portanto, no circuito independente a banda não é uma novidade. Eles já gozam de certo reconhecimento e mesmo Tuba reconhecendo que “não é fácil ser independente” diz gostar da liberdade. “As gravadoras facilitam a vida, mas de certa forma moldam o som da banda. Ser independente é interessante pra quem gosta”, diz Tuba.

No dia 30 de março a banda de dois gaúchos e um catarinense volta para a “cidade natal”, Curitiba, fazer o lançamento de “A Calçada da Fama”. O Show está marcado para acontecer no Via Rebouças.

Rock and Roll online

As bandas independentes tem aproveitado muito do que a internet tem para oferecer. Muitas divulgam o seu material na rede como forma de alcançar o público em diversos locais do país e do mundo. Com o Faichecleres não é diferente. A banda tem um bom material online, que você pode conferir seguindo os links abaixo:

* Assista um take da gravação de “O Seu Cafajeste”, quinta faixa do novo CD “A Calçada da Fama”;

* Veja também os clipes das músicas “Metida Demais”, “Melhor Amiga” e “Bajulações Modéstia à Parte”, do álbum “Indecente, Imoral e Sem Vergonha”;

* Dê uma passada pelo site oficial da banda;

* Ou uma olhada no fotolog do grupo.

Matéria originalmente publicada na Gazeta do Povo Online.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *