Concurso Mestre Cervejeiro: Irish Red Ale será o estilo da 6ª edição

A 6ª Edição do Concurso Mestre Cervejeiro vai concluir nesta quarta-feira (18) sua primeira fase e, com isso, dar oficialmente o pontapé inicial na disputa. A Eisenbahn, marca pertencente ao grupo Brasil Kirin, vai divulgar ainda hoje o estilo vencedor da enquete realizada com o público entre 3 e 16 de março. E o BarDoCelso.com conseguiu adiantar essa informação para você, querido leitor.

Entre as três opções apresentadas – American Stout, Irish Red Ale e Extra Special Bitter -, venceu o estilo Irish Red Ale.

Trata-se de um estilo, segundo a definição do BJCP, predominantemente de características maltadas. De cor âmbar a cobre avermelhado profundo, é límpida e tem caracteristicamente pouca espuma de cor branca ou bege. No aroma, se destaca principalmente o caramelo, ocasionalmente de características tostadas ou de toffee, podendo ou não ter um leve amanteigado. O sabor deve repetir o aroma, apresentar dulçor moderado e amargor de leve a moderado, podendo apresentar sabor de lúpulos herbais e terrosos ingleses, com final moderadamente seco a seco. O corpo deve ser médio-leve, com carbonatação moderada. Leia a definição completa aqui.

Segundo o que conseguimos apurar, o período para inscrição ainda não foi definido e deve ser revelado apenas nos próximos dias. Portanto, cervejeiros caseiros, podem começar a se preparar!

Eisenbahn Ventura Blond Ale

Concurso Mestre Cervejeiro - Eisenbahn Ventura Belgian Blond AleNo dia 11 de março, primeiro dia do Festival Brasileiro da Cerveja, foi lançada no bar da fábrica da Eisenbahn, em Blumenau (SC), a vencedora do 5º Concurso Mestre Cervejeiro, que escolheu a melhor Belgian Blond Ale entre mais de 1 mil inscritas. Batizada de Eisenbahn Ventura, ela foi revelada e servida em chopp para os convidados – entre eles, especialistas que participaram do júri, jornalistas e blogueiros.

Tive a felicidade de ser juiz desse concurso e também ser um dos representantes da mídia especializada do setor, tanto no julgamento quanto no lançamento.

A Eisenbahn Ventura é uma Belgian Blond Ale muito saborosa. Aromas frutados e notas de condimentadas se equilibram no aroma, lembrando frutas amarelas, como damascos, além de cravo e pimenta. Na boca, repete o aroma com um leve adocicado, corpo leve e boa carbonatação, com um final meio seco e aftertaste condimentado e agradável de boa persistência. A coloração é acobreada e espuma com boa formação e persistente. O teor alcoólico é de 6,9% ABV.

Para harmonizar, a sugestão da marca são peixes como tilápia grelhada, frutos do mar, queijos semi duros e massa quatro queijos. A obra é de autoria de Anderson Faller, vencedor do concurso em 2014. Ele pode acompanhar a primeira brassagem na fábrica da sua receita junto ao Mestre Cervejeiro Gerhard Beutling.

A versão em chopp foi servida apenas no lançamento e no Festival Brasileiro da Cerveja, no estande da marca, mas as garrafas devem estar disponíveis nos principais pontos de venda nas regiões Sul e Sudeste em breve.

Essa é a quinta cerveja do Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn. Anualmente, o público elege o estilo por meio de uma enquete e logo após são abertas as inscrições. Os cervejeiros caseiros interessados podem participar, enviando suas cervejas. Um julgamento escolhe a melhor representante, que é fabricada e distribuída a título de edição limitada pela marca.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *