Breaking News
Home » Press Releases » Dádiva lança cerveja com lúpulo brasileiro da Serra da Mantiqueira

Dádiva lança cerveja com lúpulo brasileiro da Serra da Mantiqueira

O malte é importado – da Alemanha, mas o lúpulo é brasileiro. Isso mesmo, o novo rótulo da Cervejaria Dádiva traz um pouquinho mais do terroir nacional, com lúpulo fresco da Serra da Mantiqueira. Colhido, transportado e adicionado ao processo de fabricação em menos de 12 horas, a South Blossom é uma American Blond Ale produzida com lúpulo paulista.

O lúpulo Mantiqueira nasceu de uma manifestação botânica espontânea na região da estância climática de São Bento do Sapucaí, região de serra no Estado de São Paulo, com altitude a mais de 1600 metros acima da Serra do Mar, que se mantém basicamente do turismo, mas que também se preocupa com o desenvolvimento da economia agrícola sustentável. Ainda que conhecido pelo seu potencial aromático, até então, o lúpulo Mantiqueira havia sido utilizado com o principal objetivo de trazer amargor à cerveja. Esta será a primeira vez em que o lúpulo será utilizado fresco, em flor, em uma produção, justamente para otimizar o seu potencial aromático e ressaltar ainda mais as características de frescor à receita.

A South Blossom (ABV 5,2% / IBU 22) traz a proposta de uma cerveja leve e refrescante, de suave cremosidade, obtida por uma pequena quantidade de trigo e aveia adicionada à sua formulação. Com levedura levemente frutada, a Cervejaria Dádiva se empenhou para que o rótulo pudesse exalar aromas mais frescos possíveis.

O resultado? Victor Pereira Marinho, Diretor Industrial e cervejeiro da Dádiva explica que ainda não se sabe. “Esta é a primeira vez em que o lúpulo Mantiqueira é utilizado desta maneira, e a maturação só será finalizada em alguns dias. A cerveja será uma surpresa”.

O pequeno lote de South Blossom – serão apenas 1600 litros, recebeu nova adição de lúpulo em flor para um segundo Dry Hopping na semana passada, e será lançado neste dia 25/04, às 19h, no Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo, com preço sugerido de R$ 32,00 (lata de 473 ml).

About Nadya Romanowski

Nadya Romanowski, jornalista e sommelier de cerveja que faz das cervejas especiais o motor de sua vida pessoal e profissional. Levanta a bandeira “beba menos, beba melhor” para quem quiser ver. Não defende rótulos e não tem preconceito com estilos. Sem frescuras, apenas bom gosto.

Check Also

Doktor Bräu apresenta edição especial da Psicótipa

Uma American IPA que dá gosto de beber, produzida com quatro lúpulos cítricos norte-americanos, de …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE