Artigos

Design e cervejas: um caso de amor e relevância!

By 28/04/2015abril 18th, 2020No Comments

Essa semana se comemorou o Dia do Designer Gráfico. E se cerveja hoje é muitas vezes encarada como uma obra de arte, o design de rótulos, embalagens e tantos outros materiais impressos e digitais sobre elas é um capítulo à parte. São elementos que podem atrair e facilitar a vida do consumidor, impulsionando as vendas. E você, já pensou na importância do design para o mundo cervejeiro?

Devido à diversidade de marcas e estilos no ramo de cervejas especiais, a apresentação dos produtos deixou de ser uma mera questão de identificação para se tornar um diferencial competitivo, explica Bruno Couto, publicitário e diretor de arte, criador dos rótulos das cervejarias 2cabeças e Invicta. “O design muitas vezes acaba sendo a única referência para iniciantes que querem conhecer cervejas especiais, mas ainda não tem conhecimento suficiente para desvendar os estilos e detalhes de cada receita. Nesses casos o rótulo é um forte fator determinante da escolha”.

E toda essa relevância também é apontada em diversas pesquisas. De acordo com um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 75% das empresas que investiram em design de embalagem e rótulos registraram aumento de vendas e 41% melhoraram seus custos de produção. Também se descobriu que 81% das decisões de compra no momento da venda são tomadas pelo visual e 86% dos consumidores buscam informações sobre o produto diretamente no rótulo.

Para o designer gráfico Alexandre Nani, a importância da embalagem é tão grande quanto à de qualquer produto que queira ter algum destaque no ponto de venda. “No caso de cervejas, esse rótulo ganha um tom particular, onde não importa somente seu destaque, mas o quanto aquela cerveja vai cativar o consumidor. Criar uma identidade visual dentro e fora do rótulo é a grande diferença para esse mercado”, conclui.

No entanto, para fazer mudanças nessa área em cervejas já existentes é necessário primeiro saber o motivo podendo, inclusive, fazer pesquisas de aceitação para que não se corra o risco de desacertos. A partir da resposta, é preciso planejamento para que todas as etapas da produção – que envolve desde a concepção até seu processo de impressão. Daí a importância de profissionais qualificados. “Para se criar um bom design de rótulos ou embalagens é preciso briefing, muita conversa e criatividade. O designer precisa estar atualizado nas tendências e técnicas de arte. Nunca se sabe o que você vai ter que usar”, diz Alexandre.

Além disso, o design deve ser bem cuidado em todos os pontos de comunicação da cervejaria, para que a marca seja sempre fortalecida. Essas peças devem seguir o mesmo cuidado e os caminhos estéticos em todos os pontos de contato com o consumidor: redes sociais, eventos, merchandising, etc. Contratar um bom designer para construir uma marca que seja constante e tenha padrões ajuda na hora de mostrar a qualidade que é esperada de uma cerveja artesanal.

Felizmente, no meio cervejeiro, estamos cercados de profissionais de alto padrão e competência para tal! 🙂

Confira abaixo alguns dos melhores rótulos do mundo cervejeiro, segundo Bruno Couto e Alexandre Nani:

“Sempre fui fã do trabalho do Randy Mosher para a Colorado, acho que foi algo pioneiro que abriu os olhos do mercado cervejeiro para a importância do design. Já a Bodebrown teve um trabalho incrível de redesign, que finalmente trouxe para fora da garrafa a qualidade e personalidade das cervejas. Tem também o trabalho feito com a Maniba, que traz ilustrações incríveis e uma estética absolutamente underground. O trabalho da Urbana é um bom exemplo de como resumir na comunicação a personalidade da cervejaria (e de como chamar a atenção com isso). E, mais recentemente, a Weird Barrel, que apostou na criação de um storytelling por trás da existência da cervejaria e tem criado uma comunicação muito consistente em cima disso”, diz Bruno Couto.

imagem 01

“Gosto muito do trabalho do Bruno Couto na 2 Cabeças, a Cafuza da Serra de Três Pontas, a Perro Libre, Colorado e entre muitas outras. Ainda estamos engatinhando, mas o Brasil já está criando seu estilo, misturando e reinventando algumas coisas”, diz Alexandre Nani.

imagem 02

Essa é uma pequena homenagem do BarDoCelso.com aos amigos designers que atuam no mercado cervejeiro. Parabéns pelo seu dia!

E para você? Qual o rótulo de cerveja mais bonito ou bacana que você já viu? Comente!

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply