Desvendamos duas receitas de petiscos do Boteco Bohemia


Bolinho de Comigo Ninguém Pode, do Zezito´s

Após profundas investigações e seguindo o meu faro jornalístico de boteco (ou seja, conheci e perguntei para a pessoa certa), desvendei duas das 20 misteriosas receitas dos petiscos participantes dessa edição do Boteco Bohemia. Agora o segredo será revelado para vocês, queridos leitores do Bar do Celso.

Peguem suas canetas, ou melhor, preparem o “Ctrl-C” e o “Ctrl-V”, para anotar e arriscar na cozinha. Mas, se você é terrível com as panelas como eu, melhor ir até os bares participantes. E vá correndo. Para o público, a votação de Melhor Petisco, Melhor Atendimento, Melhor Ritual de Servir Boêmia e Garçom Nota 10 se encerra neste domingo (13), junto com a Rota Instrumental (shows de música pelos bares participantes).

Uma das receitas foi para matar a curiosidade desse blogueiro: o tal do Bolinho Comigo Ninguém Pode, do Zezito’s. Desde que vi a lista de selecionados fiquei intrigado, pois ele é homônimo da planta venenosa. Felizmente não há perigo. Trata-se de um bolinho de mandioca recheado com calabresa e temperos.

A segunda foi pergunta de um dos meus seguidores no twitter (me siga lá também!). Quando anunciei que o Pudim havia ganho o título de melhor boteco na Veja Curitiba, o @arbustus me pediu a receita do tradicional bolinho de siri de lá, que já participou do Boteco Boêmia no passado se não me engano. Infelizmente esse segredo é guardado a sete chaves. Mas consegui a receita do Siri na Toca da Mandiona, do Bar Baroneza.

Nunca é demais lembrar que a premiação do Boteco Bohemia será na Festa da Saideira, no próximo sábado (19) na fábrica da Ambev aqui em Curitiba. A música fica por conta da Velha Guarda da Portela, Bangalafumenga, DJ Patife e DJ Fausto. É a primeira vez que uma fábrica da empresa sedia um evento desse porte.

E se você vai beber, basta pegar um taxi. O Boteco Bohemia fez convênio com a Radio Taxi Capital (3264-6464). Segundo a organização do evento, se você avisar na hora que chama o veículo pelo telefone que vai ou está voltando de um dos bares participantes, terá 10% de desconto na corrida. Mas é preciso avisar por telefone. Já na Festa da Saideira, quem for de taxi da empresa conveniada terá a volta gratuita, paga pelo evento. Mas atenção! Só vale para quem foi de taxi e cada carro deverá ter entre dois e quatro passageiros.

Vamos às receitas

Siri Na Toca Da Mandioca – Bar Baroneza


Siri na Toca da Mandioca, do Bar Baroneza

– 6 dentes de alho fritos no azeite
– 2kg de carne de siri
– 2kg de mandioca
– 1 maço de salsinha
– 3 colheres de manteiga
– 700g de queijo coalho

Modo de preparo
Cozinhe a mandioca e em seguida amasse e deixe repousar por 30 minutos na geladeira. Pique o queijo coalho em cubinhos e reserve. Frite o alho no azeite, adicione a carne de siri com a salsinha picada, sem parar de mexer. Acrescente a mandioca, a manteiga e o queijo e misture até ficar uma massa homogênea.

Com a massa pronta, já refogada, enrole os bolinhos, passe-os em farinha de trigo e leve-os para fritura em óleo previamente aquecido. Após a fritura, não esqueça de colocar os bolinhos em papel absorvente. Sirva com molho caseiro de pimenta.

Bar Baroneza fica na Rua Conselheiro Carrão, 279 – Juvevê. Atendimento de segunda a sábado, das 11h à 1h. Tel.: (41) 3352-9327. Petisco concorrente: Siri na Toca da Mandioca (R$ 13,50).

Bolinho Comigo Ninguém Pode – Zezito’s

Massa
– 5 kg Mandioca cozida e amassada
– 100 grs de queijo parmesão ralado
– Sal a gosto
– 2 colheres de sopa de Manteiga
– Cheiro verde a gosto

Recheio
– 5 Calabresas
– 1 Cebola grande
– 1 maço de Cheiro verde
– Óleo para fritar

Modo de preparo

Divulgação/Prêmio Blogbooks

Cozinhar a mandioca e amassar, deixando como um purê. Mistura os demais ingredientes da massa com ela ainda quente, amassando bem até ficar lisa. Para o recheio, corta a calabresa em cubos pequenos, frita e mistura a cebola ralada junto até refogar. Retira do fogo e mistura os demais ingredientes. Faz os bolinhos, coloca o recheio e vai para fritar em óleo bem quente até dourar.

Zezito´s fica na Rua Dom Pedro I, 345 – Água Verde. Atendimento de segunda à sexta, das 18h às 2h, e sábado das 12h às 18h. Tel.: (41) 3014-0828. Petisco concorrente: Bolinho Comigo Ninguém Pode (R$ 13,00).

*****

E você, leitor? Já votou no Bar do Celso no BlogBooks? Não? Se ganhar, esse boteco virtual vai virar livro. Basta ir até o site do prêmio, acessar a categoria de Artes e Cultura, escolher esse humilde blog e confirmar o voto por e-mail. Fácil, fácil. Obrigado

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 comentários em “Desvendamos duas receitas de petiscos do Boteco Bohemia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *