Edição especial de Cachaça Salinas comemora aniversário do Mambembe

Divulgação/Cachaçaria Mambembe
Nada melhor para comemorar o aniversário de uma cachaçaria do que uma boa cachaça

Uma boa cachaça não é difícil de se reconhecer. Esqueça a sensação de uma gato arranhando sua garganta. Esqueça o cheiro e o gosto forte de álcool. Uma boa bebida dessas não tem nada disso. Mesmo sendo bastante alcoólica, é uma bebida agradável e brasileiríssima. Foi uma dessas que experimentei na Cachaçaria Mambembe. Trata-se de uma autêntica Salinas, lançada para comemorar o aniversário de 5 anos da casa.

Famosa por sua qualidade e popularidade, a Salinas leva o mesmo nome da cidade onde é produzida, em Minas Gerais. O município, no norte mineiro, também tem vários outras ótimas destilarias, e é considerado por muitos a Capital Mundial da Cachaça.

Fabricada de forma artesanal, vindo de uma reserva especial de 2 mil litros envelhecida em tonéis de bálsamo desde 1994, essa salinas tem um tom amarelo claro e aroma suave e agradável. Destaca-se o cheiro doce de cana e o amadeirado conquistado no armazenamento. O sabor puxa para o adocicado, pouco ácido e bastante macio. Ela tem 42% abv de teor alcoólico e esquenta a boca como toda a boa bebida desse gênero, mas é uma sensação agradável.

Por ser envelhecida, é ideal para ser tomada pura. Nada de usar para misturas ou coquetéis, como a caipirinha. Muito boa para ser apreciada em pequenos goles, acompanhada por alguns tira-gostos. Aliás, a casa oferece um rodizio de petiscos bastante variado de terça à quinta-feira, além de almoço de segunda a sábado. O público noturno do bar é em geral acima dos 30 anos, sendo mais variado às sextas e sábados.

Ah, a dose da Salinas de aniversário do Mambembe sai por R$5,00. Nada mal, hem?!

A Cachaçaria Mambembe fica no Juvevê, em Curitiba. Mais informações no Guia Gazeta do Povo.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *