Notícias

Estrela Damm Daura: cerveja com baixa concentração de glúten

By 06/10/2009abril 11th, 20202 Comments
Divulgação/BrazilWays
Daura: cerveja apta para celíacos

Você já pensou no peso que a comida e a bebida tem na nossa vida social? Quem tem a Doença Celíaca com certeza já sentiu isso na pele. As limitações alimentares fazem com que a socialização fique bastante comprometida. Imagine uma pessoa que não pode comer pão, massas ou tomar cerveja, uísque e vodca, sob pena de prejuízos de curto e longo prazo para a saúde. Sair para se divertir com os amigos ou mesmo um simples jantar pode ser até mesmo perigoso.

A Doença Celíaca é uma doença auto-imune. Os portadores tem intolerância ao glúten, uma proteína vegetal presentes em cereais como trigo, aveia, centeio e cevada, elementos amplamente utilizada em nossa alimentação diária. Cura, não existe. Tratamento? Dieta sem glúten. Estima-se nos países onde a doença foi pesquisa que quase 1% da população seja portadora, mas dessa faixa cerca de 5% efetivamente desenvolve a doença.

Foi pensando em tudo isso que a cervejaria espanhola Damm pesquisou e desenvolveu uma cerveja que essas pessoas possam consumir. A Estrela Damm Daura é produzida de forma a suprimir essa proteína, restando no produto final uma baixa concentração de glúten (menos de 6 ppm). Veja, não quer dizer que a bebida seja livre da proteína, mas cada portador deve saber a tolerância que tem. Se não sabe, deve consultar o médico para se orientar.

No mais, é uma cerveja normal, de cor dourada, leve, refrescante, amargor médio e bastante espuma, segundo descrição do fabricante – ainda não tive a oportunidade de experimentar.

Ela está sendo trazida para o país pela BrazilWays, que tem sede em Curitiba. Portanto, é possível achar por aqui. Além de casas especializadas em alimentos para celíacos, fiquei sabendo que é possível encontrar no Armazém da Serra, no Mercado Municipal, loja especializada em cervejas. Nos mercados ainda não encontrei.

Se você tem essa doença ou sabe de alguém que tenha, fica essa dica. Caso contrário, é uma curiosidade e tanto sobre a bebida. Caso queira saber mais sobre a doença, confira o site da Associação dos Celíacos do Brasil.

>> Confira nossa lista de cervejas sem glúten

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 Comments

Leave a Reply