Eisenbahn Saison: cerveja com frutas vermelhas e pimenta rosa para o verão

eisenbahn-saison-frutas-vermelhas-pimenta-rosaA Cervejaria Eisenbahn, marca do grupo Brasil Kirin, lançou nesta quinta-feira (12) em São Paulo a Eisenbahn Saison, uma cerveja leve e refrescante com frutas vermelhas e pimenta rosa. A cerveja é uma edição limitada e estará disponível no mercado entre dezembro de 2014 e abril de 2015. As garrafas de 500 ml serão distribuídas nas regiões Sul e Sudeste, em bares, restaurantes e casas noturnas, além de estar presente também nas principais redes de supermercados do país.

Tive o prazer de estar no lançamento da Eisenbahn Saison e pude ser um dos primeiros a provar a novidade. Trata-se de um exemplar leve do estilo Saison, com levíssimo amargor e final seco, de coloração amarela e boa formação de espuma. No aroma, destacam-se a pimenta-rosa e as frutas vermelhas, com leve condimentado do estilo.

Interessante é notar o perfil das frutas vermelhas, mais maduras e menos doce, o que aumenta o drinkability. Na boca, dulçor e amargor leves e balanceados, com final seco e retrogosto frutado. O corpo é leve e há uma certa picância da pimenta-rosa, cumulativa – quando mais você bebe, mais ela aparece.

A Eisenbahn Saison é uma cerveja ao mesmo tempo simples e complexa, que aposta na vertente mais leve do estilo Saison e na complementação com as frutas vermelhas. Numa rápida conversa com o mestre cervejeiro da Eisenbahn, Gerard Beutling, ele disse que há adição de framboesa, morango e amora. A pimenta rosa é adicionada por meio de um extrato.

Eisenbahn-Saison-Gerard-Beutling

O mestre cervejeiro da Eisenbahn, Gerard Beutling, e eu. Perguntei se ele estava virando especialista em cervejas belgas. “O que vier, eu faço”, respondeu.


Apesar de ter uma tradição alemã muito forte, a Eisenbahn já fez diversos estilos da escola belga de cerveja. O Concurso Mestre Cervejeiro 2014, que elegeu a melhor cerveja entre as feitas por cervejeiros caseiros no Brasil, teve como tema o estilo Blond Ale. O vencedor foi o engenheiro Anderson Faller, de Macaé (RJ).

O preço sugerido para venda da Eisenbahn Saison é R$ 15.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *