Sem categoria

Exposição traz desenhos de brasileiro da DC Comics para Curitiba

“Homem-Aranha”, “Vingadores”, “Conan”, “Gavião Negro”, “Elektra” e “Hulk”. São todos personagens de HQs que já passaram pelas mãos de do brasileiro Benedito José Nascimento, ou melhor, Joe Bennett, como é conhecido pelos leitores dos Estados Unidos. Alguns dos desenhos do quadrinista estarão expostos a partir desta segunda-feira (12) até dia 7 de abril no Jokers Pub-Café.

A mostra conta com páginas de HQ e desenhos feitos por Bennett tanto para a Marvel quanto para a DC Comics, empresa para qual trabalha atualmente com exclusividade. São quadros originais, muitos deles em preto e branco, finalizados com tinta nanquim.

Há dois desenhos inéditos do “Batman”, um deles finalizado pelo próprio Bennett. Apesar de todo o sucesso alcançado, o quadrinista ainda não conseguiu desenhar profissionalmente personagem, que é um sonho de infância.

Os desenhos coloridos são fruto da parceria de Bennett com o artista plástico paulista Fabrizio Andriani, um dos sócios da Znort ilustradores, que organiza a exposição. “São três: um deles é um Gavião Negro que eu colori com uma técnica de lápis de cor trançado; outro é o primeiro desenho que fizemos juntos, de uma mulher cavalgando um monstro. É em acrílico sobre tela e tem 1,75m por 1,20m); e o terceiro é um monstro feito em acrílico sobre madeira.”

Fabrizio ainda atenta para um fato recente: “Há na exposição três desenhos do Capitão América feitos para a edição que consagrou Bennett. Agora eles são também uma raridade, afinal o personagem morreu há uma semana”.

O texto que abre a exposição é do brasileiro Gian Danton, um dos mais conceituados redatores de quadrinhos.

Perfil

Bené Nascimento (como é conhecido no Brasil) nasceu em Belém do Pará, em 1968, aprendeu a desenhar de forma autodidata, incentivado pelo pai, também fã de quadrinhos. Influenciado pelos desenhistas Alex Raymond (Flash Gordon) e Harold Foster (Príncipe Valente), estreou profissionalmente em 1985.

Em 1990 entrou para a Marvel americana, onde iniciou desenhando “Ravage 2099” e chegou ao ápice com “Capitão América”. Contratado pela DC Comics, passou por “Birds of Prey”, “Gavião Negro” e o consagrado “51”, título muito importante para a cronologia da DC.

Serviço: Joe Bennett x DC & Marvel. Abertura dia 12/03/2007 as 20h. Duração: 12/03 a 07/04. Local: Jokers Pub-Café, Rua São Francisco, 164. Curitiba – Paraná – Brasil. Informações: (41) 3324-2351.

Matéria originalmente publicada na Gazeta do Povo Online.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply