Sem categoria

Humor e liberdade à venda em “Solda’s e Rettalhos”

Está aberta a grande liquidação de saldos e retalhos, ou melhor, “Solda’s e Rettalhos”. A exposição dos artistas Luiz Antonio Solda e Luiz Rettamozo, mais conhecidos como Solda e Retta, traz as bem-humoradas charges do primeiro e as pinturas sobre jornal do segundo. A mostra/queima de estoque vai até dia 31 de abril no Espaço Cultural Beto Batata, anexo ao restaurante do Alto da XV.

“Vendemos tudo, até conversa fiada”, comenta o paulista Solda, chargista e publicitário aposentado que há mais de 40 anos, ironiza, tenta viver em Curitiba. Ele conta que a idéia de fazer uma exposição conjunta nasceu há tempos, quando ainda trabalhava como diretor de arte em agências publicitárias e conheceu Retta. “O mercado publicitário é pequeno. Aí acontecia de eu ir para uma agência e logo depois Retta aparecia. Quando mudava novamente, acabava encontrando ele depois. Ficamos amigos”, explica.

Este ano, Solda abriria uma exposição individual chamada “O pior de tudo”, quando recebeu um telefonema do velho amigo e ambos decidiram colocar em prática a antiga idéia com “Solda’s e Rettalhos”. Segundo o artista, “todos os itens expostos são originais e se encontram à venda. Mas minhas charges já foram publicadas e eu só reponho. Já do Retta é tudo inédito, e ele está tendo o maior trabalho pra produzir tudo”.

O material de Luiz Rettamozo é constituído por pinturas sobre folhas de jornal e procura promover o encontro da arte com a notícia. Retta já teve instalações premiadas nas edições de 1975 a 1978 do Salão Paranaense de Artes e na 14ª Bienal de São Paulo. Também tem livros publicados (como o infantil “Nuvem Menina” e a ficção/interferência “Não fique doente”), peças de teatro encenadas (“Bichomem” e “Vampiração Total”) e um CD gravado (o infantil “Música Boa pra Cachorro”).

Já o material de Solda, organizador da exposição, é composto por charges de diversos temas que escancaram com muito bom humor as crises nacionais e internacionais. O cartunista já organizou outras mostras, como a 10zenhistas, que reuniu material de 10 chargistas de Curitiba (entre eles Paixão e Tiago Recchia da Gazeta do Povo) para rodar pelo país. “É uma mostra itinerante de humor pois é importante mostrar o que temos de melhor lá fora. Quem sabe um dia ela até vem para Curitiba”, brinca.

Entusiasta da internet

“Ajudem um autista prático e um multimédia pão com manteiga a sobreviver neste mundo cruel”, escreve Solda sobre a exposição em seu blog, o Solda Caústico. Entusiasta confesso da internet, o cartunista levanta cedo todos os dias e escreve em sua “revista”, que existe há pouco mais de um ano. “Se houvesse internet nos anos 80 eu nunca teria saído de casa pra trabalhar”, afirma Solda.

Além de links para muitos dos cartunistas de Curitiba, não faltam no blog charges, textos de humor e imagens (algumas de temática adulta). “Eu publico também contribuições de diversos cantos do país. Há materiais de Porto Alegre, Minas Gerais e até de Curitiba”, conta Solda. Vale a pena dar uma conferida.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

3 Comments

  • Dae irmãozinho!

    Esse Solda deve ser uma figuraça. Ótima pessoa pra acompanhar uma bebedeira e dar risada. Me identifiquei quando ele disse que “tenta” morar aqui. Eu também “tento” morar numa cidade que literalmente FECHA num sábado de páscoa ehehe não é mesmo? 😛

    Bom, achei incrível a reportagem que saio no “jornal estadual – segunda ediçaõ” de sexta, sobre os funcionários do TC que recebem um valor irregular. Eu não poderia ter deixado de escrever um artido a respeito, pena que ninguém vai ler 😛 hahahaha

    Hoje (sábado) à noite, vou sair pra jogar boliche. Tá afim? Qualquer coisa liga!

    Abraço!!

  • Gurí, mais uma

    Não sei interessa, mas enfim…

    No site do TC, em RECUROS HUMANOS > SERVIDORES, aparece o nome do Deputado Artagão Júnior como funcionário, no cargo de Consultor Ténico. A questão é que ele não pode assumir outro cargo público, já que é deputado eleito. Será que essa informação serve pra alguma coisa? 😛

    abraço!

  • Vou entupir isso aqui de comments! ahahaha

    Bom, sobre os dois cargos, eu tinha ouvido em algum lugar que isso era inconstitucional, mas se pode, então pode, né?! Paciência. De qualquer forma eu já estou feliz pelo fato dos 22 “promovidos” ter caído na mídia, só espero que não vire pizza.

    Sobre a demora, não esquenta mesmo. Nós dois sabemos como é viver sob pressão e sem tempo nem de ir no banheiro 😛

    Sobre o Blog, valeu mesmo pela força! Eu tenho tentado escrever coisas úteis pra ver se apareço em alguma busca do google ou coisa assim ehehehe. Aos pouquinhos as visitas tem aumentado mesmo, mas não custa fazer um drama ahahaha

    Sobre o Boliche. Eu ví a chamada nao atendida, mas como não sabia de quem era, não retornei. Depois de mandar a mensagem é lembrei que vc está trabalhando no sabado. O povo da minha namorada, lá pela meia noite já está voltando pra casa, então não bate bem com o nosso estilo “madrugueiro”, mas combinamos mais alguma coisa lá pra frente.

    Bom, agora é preciso deixar espaço para os outros comentaristas 😛

    Abração

Leave a Reply