Kirin compra 24,5% da Brooklyn Brewery e quer expandir no Brasil

Nesta quarta-feira, dia 12, o site da Kirin Holdings Company anunciou a compra de 24.5% da Brooklyn Brewery e a futura parceria de negócios entre Kirin Holdings Company, Kirin Brewey e Brooklyn Brewery. O comunicado, que menciona explicitamente o Brasil, está disponível no site da Kirin Holdings Company.

Kirin compra 24,5% da Brooklyn Brewery

Valores do negócio não foram divulgados. E, segundo o comunicado, a Brooklyn continua operando de forma independente e não existem planos de alteração na administração da empresa. Ele ainda afirma que a Kirin vem trabalhando para fortalecer a cerveja artesanal com parcerias de capital e negócios e que a nova parceria vai trabalhar “para fazer a cerveja mais atraente e energizar ainda mais o mercado de cerveja artesanal no Japão e no Brasil”.

O texto também menciona que há uma intenção de expandir a marca Brooklyn Brewery no Japão e no Brasil. E ainda fala de uma formação de uma joint venture entre as empresas, com 60% de capital da Kirin Brewery e 40% da Brooklyn Brewery no Japão por volta de janeiro 2017 para lançar a marca Brooklyn no mercado de lá e vão considerar “o desenvolvimento de produtos originais para o mercado de Japão e o lançamento de um negócio de restaurante no futuro”.

Entenda o caso

A informação da aquisição já havia sido divulgado semanas atrás em um jornal japonês que mencionava fontes não reveladas e foi encarada por muitos como boato. Segundo os periódico, se tratava de uma parceria de produção e distribuição em razão da queda de vendas de cervejas Mainstream e o crescimento das artesanais. O blog do Edu Passarelli foi um dos primeiros a trazer o assunto para o Brasil. O blog All Beers chegou a checar a informação com Iron Mendes, da Beer Maniacs, responsável pela distribuição da marca americana no Brasil.

“Sobre o Japão, a Brooklyn tem conversado com a Kirin sobre 2017 e não tenho informações sobre isso. No Brasil, estamos verificado alternativas para crescer e temos conversado com vários players, porém não há nenhum acordo firmado até o momento”, disse Iron ao All Beers.

O percentual de 24,5% de capital adquirido não é coincidência numérica. Segundo a definição de Craft Brewery em vigor no mercado dos EUA, definida pela Brewers Association, para se enquadrar nessa categoria uma cervejaria não deve ter mais de 25% de capital controlado por outra indústria de bebidas alcoólicas que não seja uma craft brewery também.

Leia o comunicado (tradução livre):

Kirin Holdings Company, Limited (Presidente: Yoshinori Isozaki) e Kirin Brewery Company, Limited (Presidente: Takayusi Fuse) concluíram um acordo de parceria de capital e de negócios com Brooklyn Brewery (com sede em Nova York, CEO: Eric Ottaway, Presidente: Robin Ottaway) do seguinte modo.

1. Antecedentes da Parceria

Dirigida para o “futuro da emocionante cerveja ‘criado por todos”, a Kirin Brewery Company, Limited (a seguir KB) está trabalhando para fortalecer a marca Ichiban Shibori, bem como expandir activamente cerveja artesanal. Começando com o lançamento da marca de cerveja artesanal “Vale Brewery Primavera”, anunciou em julho de 2014, KB tem trabalhado para expandir e promover a cerveja artesanal no Japão, incluindo uma parceria de capital e de negócios com os principais japonesa de cerveja artesanal cerveja Yo-Ho Brewing Company anunciou na setembro de 2014.

A fim de avançar ainda mais essas atividades, a partir de 2016, Kirin Holdings Company, Limited (a seguir KH) e KB começou a explorar a possibilidade de formar uma relação de trabalho com Brooklyn Brewery (doravante BB), uma das principais cervejarias artesanais dos EUA, no Japão e Brasil. Compartilhando a mesma “paixão pela cerveja” e “filosofia de respeito mutuo”, as empresas decidiram formar uma parceria de capital e de negócios que inclui Kirin adquirir uma participação minoritária no BB.

No âmbito desta parceria, KH / KB e BB irá utilizar os ativos de ambas as companhias e trabalhar para fazer a cerveja mais atraente e energizar ainda mais o mercado de cerveja artesanal no Japão e no Brasil. Além disso, KH e KB irá apoiar o crescimento do BB como um parceiro estratégico.

2. Esboço da parceria de capital e de negócios

(I) parceria Capital
BB emitirá novas ações (ações ordinárias) para KB e KB irá adquirir uma participação de aproximadamente 24,5% no BB. No âmbito desta parceria de capital, KH e KB irá apoiar o crescimento do BB como um parceiro estratégico através de assistência tecnológica e aquisição, e ambas as empresas irão explorar a possibilidade de novas áreas de cooperação. BB continuará a ser um fabricante de cerveja da cerveja artesanal independente e sem alterações para a gestão corrente são planejadas.

(II) Parceria do negócio
KB e BB vai estabelecer uma joint venture (prevista share aporte de capital: KB 60% e BB 40%) no Japão por volta de janeiro 2017 e prossiga para lançar a marca Brooklyn. As empresas vão trabalhar para expandir a comercialização de cerveja artesanal usando a marca Brooklyn, que é popular entre os consumidores mais jovens em numerosos mercados em todo o mundo. Além disso, as empresas vão considerar o desenvolvimento de produtos originais para o mercado de Japão e o lançamento de um negócio de restaurante no futuro.

Além disso, KH e BB pretende expandir a marca Brooklyn para o Brasil. O esquema e os detalhes do negócio roll-out ainda estão sendo discutidos pelas empresas.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *