Lambics: ácidas e complexas

lambicsAh, as Lambics! Uma iguaria cervejeira. Ácidas e complexas, são cervejas de fermentação espontânea produzidas apenas na região do Vale do Rio Senne, na Bélgica. A inoculação das leveduras e bactérias para a fermentação é feita naturalmente, no momento do resfriamento do mosto nos sótãos das poucas cervejarias que ainda produzem essas belezinhas. Esses locais possuem uma diversidade de microorganismos única, típica da região geográfica, que as tornam muito especiais.

É um método de produção muito antigo – as primeiras cervejas da humanidade usavam esse tipo de fermentação – e que gera cervejas bastante ricas. No entanto, fica o alerta, elas não agradam a todos os paladares. Além da acidez pronunciada, aromas de celeiro, couro, estábulo e outras peculiaridades podem gerar grande estranhamento entre os bebedores de cerveja.

Leia a íntegra da coluna Bar do Celso sobre Lambics na revista Bom Gourmet, suplemento gastronômico da Gazeta do Povo. A publicação circula encartada no jornal todas as segundas quinta-feiras do mês.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *