Notícias

Novas cervejas Belgas chegam ao Brasil

A cerveja da nova geração de cervejeiros Belgas acaba de chegar ao Brasil e conta com seis rótulos inéditos, trazidos pela parceria entre a United Beer e Multibeer-Polialimentos Cervejas Especiais. As novas cervejas belgas são das cervejarias Brouwerij Anders, Bryggja Brewery, B.O.M. (Belgian Original Maltery) e Halen Breweries, que são algumas das representantes da nova geração.

Elas são prova de que a revolução, que começou nos Estados Unidos nas décadas de 80/90, não atinge apenas países com menor cultura cervejeira própria, mas também os mais tradicionais. A Bélgica hoje já convive com o tradicionalismo dos monastérios trapistas e com a ousadia dessas novas cervejarias.

O Bar do Celso teve o prazer de estar no lançamento e provar as novidades. A seguir, falaremos um pouco de cada uma delas:

Bryggja, da Bryggja Brewery Vencedora do concurso de melhor cerveja artesanal na Bélgica em 2012, a Bryggja é a primeira criação do cervejeiro Franky Van Brabandt a ser lançada comercialmente. Esta potente tripel belga vai ter surpreender pela maciez e aromas presentes em sua formulação. Possui graduação alcoólica 8,0% e amargor de 35 IBU.

2015-01-21 17.07.53

La Cress, da Brouwerij Anders Uma blond ale belga produzida através de uma antiga receita de família, feita com lúpulos nobres belgas e agrião (watercress) que garantem um amargor diferente das ales encontradas no mercado. De graduação alcoólica de 6,8% e amargor de 31 IBU, esta cerveja promete encantar os mais delicados paladares.

2015-01-21 16.43.57


Triporteur Wild & Funky, da cervejaria B.O.M. (Belgian Original Maltery) 
A Triporteur Wild & Funky é uma releitura das cervejas do tipo sour beer da bélgica. Elaborada com maltes exclusivos, esta cerveja se destaca pelo processo de fermentação. São três fermentações separadas com leveduras de champagne, vinho branco e brettanomyces. Com graduação alcoólica de 5,7% e amargor de 8 IBU, o resultado é uma cerveja altamente refrescante, diferente e desafiadora.

2015-01-21 16.31.23

Halen Dubbel, da Halen Breweries A Halen Dubbel é uma cerveja escura cheia de sabor e refermentada na garrafa. Com 8% de teor alcoólico e amargor de 26 IBU é fabricada com três tipos de maltes locais, açúcar mascavo e mel natural. O mel e o fermento belga de abadia conferem notas de flores silvestres e toques amadeirados a esta cerveja extremamente saborosa.

2015-01-21 17.53.27

Halen Tripel, da Halen Breweries A Halen Tripel é uma cerveja loira, clara, de alta fermentação e com fermentação secundária na garrafa. É produzida com malte e especiarias. Ao ser servida na taça, esta cerveja apresenta intenso aroma frutado proveniente das leveduras de abadia. Em seguida o toque floral é marcante e presente devido aos lúpulos nobres belgas. Com graduação alcoólica de 9% e amargor de 31 IBU, é uma cerveja balanceada e extremamente saborosa, combinando com maestria as notas de malte, lúpulos nobres e especiarias locais.

2015-01-21 17.32.01

Halen Quadruppel, da Halen Breweries A Halen Quadrupel é uma cerveja escura, opaca, de espuma bege de boa formação e persistência. Aromas de malte tostado e torrado, lembrando café e chocolate, com notas defumadas e de frutas passas, com uva e banana passas. Álcool evidente no aroma e sabor, mas bem inserido. Na boca, segue o aroma, com dulçor inicial, que logo é substituído pelo amargor de malte torrado. O final é seco, com aftertaste amargo, com café e chocolate. Com graduação alcoólica de 12% e amargor de 28 IBU, essa cerveja é refermentada na garrafa.

2015-01-21 18.15.31

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply