Manual básico da cerveja especial; como usar

Alexandre Mazzo

Nesta quinta-feira (12), o Caderno Bom Goumet trouxe uma reportagem escrita pelo Carlos Coelho e por mim sobre cervejas. Com o tempo, a equipe do caderno percebeu que muitos ainda não conhecem as questões mais básicas de um cerveja especial, nem como diferencia-las ou apreciá-las. Apesar de levar o assunto a sério, de tentar fazer um verdadeiro manual básico da cerveja gourmet, como também são conhecidas, procuramos tomar cuidado para não estabelecer regras, preservar a informalidade inerente à bebida e não nos alongar demais – afinal, de qualquer forma é impossível colocar tudo sobre cerveja em quatro páginas.

Confira como ficou a reportagem no site do Bom Gourmet!

Se você não sabe o que é uma cerveja especial, veja as opiniões de grandes nomes do meio cervejeiro como a mestre cervejeira e sommelier de cervejas Cilene Saorin; o sommelier especializado no assunto Daniel Wolff; e o gastrônomo, também especialista, Edu Passarelli.

Você também encontra dicas desse pessoal de como degustar e servir sua cerveja.

Há, inclusive, uma explicação sobre a divisão em famílias e estilos da cerveja – agradecimentos aqui para o autor do Larousse da Cerveja, Ricardo Morado; Beto Onofre, sócio da loja Mestre-Cervejeiro.com; e Douglas Salvador, proprietário do Clube do Malte.

Se você é do tipo que acha que cerveja não serve para acompanhar uma refeição, confira as dicas sobre harmonização dos chefs Gui Baran, do Espaço Goumet; Sulivan Cruz e Emerson Alano Junior, do Clubier; e Marcos Camargo, também do Clube do Malte.

Ao chef Luiz Pacheco, do Saaz Bier Bar, e diversos outros tantos que participaram das entrevistas e não entraram na matéria por falta de espaço, nosso muito obrigado.

Para a internet, reservamos um conteúdo especial falando sobre o comportamento cervejeiro, no qual o Carlos entrevistou o Alessandro Oliveira, presidente da Associação dos Cervejeiros do Paraná (Acerva-PR); o André Diniz, presidente da Curitiba Beer Club; e a presidente da Confraria do Esmalte – formada somente por mulheres – e proprietária da Mercearia Coralina, Carolina Tedesco. Você também acha lá dicas para montar sua própria confraria.

Além de tudo isso, montamos um mapa com os principais estabelecimentos que vendem ou servem cervejas especiais em Curitiba e no Paraná para você consultar. Para encontrar o local mais próximo da sua casa ou trabalho, clique nos marcadores azuis ou navegue pelo mapa aqui ou no Google Maps. É um espaço aberto a todos e um serviço que vai melhorar muito com a contribuição de vocês. Se você conhece algum estabelecimento de cervejas especiais que não está listado abaixo, ou é proprietário e quer divulgar seu negócio, envie um e-mail para [email protected] para ser incluído.


Para ver o mapa em tamanho maior clique aqui!

Ufa! É coisa, hem?! Aproveitem.

Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

4 comentários em “Manual básico da cerveja especial; como usar”

  1. Junior Carvalho

    Celso, muito legal o post e a matéria do bom gourmet. Gosto de pensar nas cervejas especiais como um mundo novo, cheio de experiências e histórias.

    Parabéns
    Abraço

    PS: Corrigir o nome da Mercearia Coralina. 😉

  2. Sempre passo no seu blog Celso. Gosto muito das novidades e informações sobre esse mundo maravilhoso da cerveja!!
    Parabéns pela matéria e pelo espaço!!
    Agora só falta reunir os internautas para comemorar!! hahaha:))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *