Músicas e cervejas em diversas harmonizações

Arquivo Pessoal/Clubier
Da esqerda para direita: Morruga, Emerson, Sulivan, Henrique (proprietário da cervejaria), Paulo e Evandro, em visita a Klein Bier em Campo Largo

Não sabia o que me esperava ao abrir aquela garrafa. Não conhecia a história daquela cerveja, nem do fabricante. Sabia apenas que era artesanal do interior do Paraná. Ingênuo. Não tinha a mínima idéia de que estava para provar a campeã do concurso das Associações de Cervejeiros Artesanais do ano anterior. Quando tomei o primeiro gole o amargor do lúpulo impactou na minha língua, agudo. Só consegui pensar em uma coisa: AC/DC.

Foi essa a história do meu primeiro contato com a De Bora Poderosa IPA, do Edigyl Pupo, de Imbituva, na região dos Campos Gerais. Lembro porque foi uma das primeiras vezes que associei a bebida com música. Mas tem um pessoal na internet que é especialista nisso. Trata-se dos blogueiros do Clubier (O Clube dos Cervejeiros), que fazem da combinação de diversas cervejas com músicas o HarmonizaSOM.

“Muito se ouve falar sobre harmonização de comidas e bebidas, principalmente com vinho. Agora, recentemente é que estamos vendo esse tipo de combinação com cerveja. Mas existe um outro hábito que todo mundo faz que é beber ouvindo música. Todo mundo tem uma música que lembra um amigo, uma viagem, um namoro. Enfim, a gente então percebeu que sempre tinha uma música que lembrava, ou que combinava com certo tipo de cerveja. Aí nasceu o HarmonizaSOM”, explica o publicitário Sulivan Cruz.

No blog você pode conferir combinações como Pink Floyd com cerveja Trapista, Diabólica com Hillbilly Rawhide, Estrella Damm com Billie The Vision & The Dancers, Old Speckled Hen com Gogol Bordello, Devassa com Rolling Stones e por aí vai. Até eu contribuí com o HarmonizaSOM da história que contei acima (Poderosa Ipa com Jailbreak do AC/DC).

Além dessa brincadeira, que traz muitas vezes sugestões de convidados, o blog Clubier traz novidades e curiosidades sobre a cerveja. Também tem sugestões cervejeiras baseadas nas viagens que os integrantes fazem pelo país. E até um wallpaper muito legal (que eu uso!) sobre cervejas artesanais.

E fazer tudo isso não é nada difícil para os quatro autores (os publicitários Sulivan Cruz, 29 anos, Emerson Alano, 27, Emerson Morruga, 28 e o empresário Paulo Roberto, de 26), cervejeiros artesanais e apaixonados pela bebida. “Fazer cerveja, beber e ouvir música… vamos combinar que não é nenhum sacrifício e sim um grande prazer. Os nossos investimentos hoje [de tempo e dinheiro] são para que as pessoas apaixonadas por cerveja, assim como nós, possam ter suas experiências compartilhadas, conheçam novas cervejas, existe uma infinidade de estilos e sabores. A satisfação de fazer o blog é muito maior do que o dinheiro que investimos”, diz Sulivan Cruz.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

3 comentários em “Músicas e cervejas em diversas harmonizações”

  1. Moisés Pessuti

    Olá.. conheço a galera do Clubier! São todos muito gente fina!… Sobre o HarmonizaSOM, essa é apenas a 1ª idéia deles que já deu certo, de muitas outras que virão por aí! Esperem pois, com certeza, vcs ainda vão ouvir falar muito da Clubier! Galera do Clubier, contem comigo!.. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *