Este fim de semana em Curitiba terá dois shows nos quais eu realmente gostaria de ir. Não, não são de grandes nomes, mas de bandas novas que tocam por prazer. É algo puro, sem pressões, gravadoras, vendas e qualquer pretensão de lucro. Eles tocam pela música. Afinal, e é isso que importa, não? Pelo menos deveria…
O primeiro show acontece nesta sexta-feira (30), às 21h, no Memorial de Curitiba. Originais –o que é bastante raro hoje em dia– criativos e principalmente irreverentes, a banda Lívia e os Piás de Prédio está lançando o primeiro CD. As músicas falam principalmente sobre a cidade de Curitiba e hábitos curitibanos por excelência, no entanto, muitos deles observáveis em várias metrópoles.
A música que dá nome a banda, Piá de Prédio, por exemplo, fala sobre um rapaz que virou um piá de prédio. No entremeio, passa por alguns dos principais locais da cidade e dos costumes curitibanos. Nada para se levar a sério, obviamente. Com isso, a banda segue da sua própria maneira rock uma tradição pequena de falar sobre a Curitiba com humor, da mesma forma que fez Carlos Careqa por algum tempo. Para entender melhor, só ouvindo. Você pode achar algumas músicas no My Space do grupo.
Já o show de sábado (31) é samba, do bom! Nada de pagode e outros pasteurizados melosos. Só Noel, Cartola, e outros compositores de qualidade do mais autêntico samba de raiz. Só não dança quem é ruim da cabeça ou doente do pé –como é o meu caso no momento.
O show O Alvorecer do Ronco da Cuíca, do Combinado Silva Só, que também tem ótimas composições próprias (ouça no site da banda), acontece na Sociedade 13 de Maio a partir das 23h. Eu iria…