PicoBrew Zymatic: cerveja artesanal e a internet das coisas

picobrew-1A fabricação de cerveja em casa está em alta no Brasil. Mas, se você já se arriscou na arte do homebrew, sabe que o trabalho e o tempo demandados para produzir o néctar dos deuses nem sempre compensa o produto final. Há cerca de quatro anos atrás, as frustrações dos irmãos Bill e Jim Mitchell com homebrewing os levou a pensar e desenvolver uma máquina nova de fabricação de cerveja: a PicoBrew Zymatic.

Jim, químico de alimentos e físico, desejava incorporar mais controle no processo de produção de cerveja em pequena escala. Bill, que é desenvolvedor de softwares, placas e aparelhos sabia que isso era possível. Em 2010, os irmãos uniram forças com o engenheiro Avi Geiger e formaram a PicoBrew: ela robotiza todo o processo de produção em uma máquina do tamanho de um microondas.

A PicoBrew Zymatic foi apresentada na maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2015, que ocorreu em Las Vegas (EUA), e mostrou que tudo pode ser digital e conectado, inclusive o jeito de fazer cerveja.

O Zymatic está sendo divulgado como o primeiro dispositivo de produção de cervejas totalmente automático e conectado. Seu único trabalho é adicionar os ingredientes. E para provar, seus criadores estão produzindo e distribuindo cerveja fresca aos frequentadores da feira.

Projetado como se fosse um forno de metal, o Zymatic pesa 22 quilos e produz cerveja em até 4 horas. A cada “fornada” ele garante 11,5 litro. Uma vez pronta, a cerveja pode ser armazenada em garrafas. E o melhor: o forno é autolimpante.

As receitas podem ser escolhidas em uma biblioteca na nuvem com mais de 100 opções de cerveja que a PicoBrew disponibiliza ou criar a sua. O equipamento também se conecta a internet para buscar novas fórmulas. Todas as etapas da produção são automatizadas e o equipamento tem conectividade Wi-Fi e Ethernet, o que permite ser controlado remotamente via smartphone.

Os usuários também podem compartilhas suas receitas com outros usuários, tudo isso com apenas um simples toque de um botão. Existem também vários vídeos instrutivos para ajudar ao longo do processo.

O produto está à venda apenas para consumidores dos Estados Unidos e Canadá pelo preço de US$ 1.799. A empresa acabou de enviar as primeiras peças para os investidores que a apoiaram no Kickstarter e agora começa a receber pedidos de compra que serão entregues a partir de março.

Com informações de IDGNow.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *