Artigos

Rum cremoso Sangster tem o frescor da Jamaica

By 01/12/2008abril 18th, 20202 Comments

O título do post parece promoção, mas não se trata disso. É que não consegui pensar melhor forma de descrever em poucas palavras a delícia que é o Sangster’s Original Rum Cream, que provei na casa do meu amigo Gibran. Ele trouxe a bebida direto da Jamaica quando voltou de sua paradisíaca Lua de Mel. Eu e meus amigos, que experimentamos numa reunião, agradecemos imensamente a sua bondade e altruísmo por lembrar dos confrades dessa terra tupiniquim (outra hora conto que história é essa de confraria).

A bebida é simplesmente divina. Supera todos os licores cremosos que já provei, como o Bailey’s e a, famosa aqui no Brasil, Amarula. O Sangster tem todo um frescor próprio do rum com um doce creme levemente achocolatado. No momento em que provei, com algumas pedras de gelo, me senti na Jamaica, na beira daquele mar azul, embaixo de uma sombra com uma suave brisa no rosto… Realmente, viajei até lá em espírito. Tanto homens, com toda sua resistência a bebidas doces, quanto mulheres, que as preferem, vão adorar. Até mesmo quem não bebe alcoólicos vai gostar.

O rum cremoso jamaicano foi criada pelo Dr. Ian Sangster, um escocês que chega na Jamaica em 1967 para lecionar na Universidade das Índias Ocidentais. Logo se apaixona pela beleza da ilha e larga as aulas com o objetivo de criar o melhor licor de todos (pretensioso, não!?). Sendo assim, vai para a região de Blue Montains, famosa pela sua beleza e café, e começa a trabalhar. Seleciona um Engenho, o açúcar e o rum, que ele envelhece em barris de carvalho para intensificar o gosto. Da Europa, traz os produtos lácteos para fazer o creme. Mistura tudo, acrescenta frutas e especiarias locais e pronto!

Diz-se do produto, e eu atesto, que ele tem potencial de se tornar o licor cremoso melhor sucedido no mercado. E olha que não foram poucas as bebidas que vieram desde a criação do primeiro do gênero, o Bailey’s, na Irlanda, há cerca de 25 anos. Ele junta o melhor do Novo e do Velho Mundo.

O Sangster’s tem baixo teor alcoólico, menor até do que licores convencionais, e está disponível em garrafas de 1 litro, 750 ml e 200 ml. Além do original, também há versões com banana, coco e café (Blue Montain Coffee). Mas para conseguir uma garrafa só importando ou indo para a Jamaica. Talvez procurando em lojas especializadas/importadoras. Talvez por isso o rum cremoso da Jamaica ainda não tenha “dominado o mundo”.

Eu já provei! 😉

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 Comments

Leave a Reply