Saison: cervejas refrescantes por, e com, estilo

[Coluna publicada nesta quinta-feira (14) na revista Bom Gourmet, suplemento de gastronomia da Gazeta do Povo. A revista sai mensalmente, sendo encartada no jornal]

Divulgação

Algumas novas importações e criações de cervejas nacionais, como a Wäls Saison de Caipira – produzida aqui no Brasil no fim de 2012 em parceria com o mestre cervejeiro da Brooklyn, de Nova York, Garett Oliver, e lançada agora em janeiro –, fizeram com que o estilo Saison ganhasse certa visibilidade no país. Pela sua refrescância e riqueza de sabores, é ótima opção para os dias quentes. No entanto, continua meio obscuro para muitos cervejeiros, pois não é tão popular quanto a maioria das cervejas especiais.

Da família das Ales (cervejas de alta fermentação), o estilo é típico do Sul da Bélgica, mais especificamente da região de Wallonie. O nome significa “estação do ano”, em tradução livre do francês, e foi dado porque a cerveja era produzida durante o inverno e primavera, sendo guardada para ser consumida no verão. Tudo isso antes de existirem os equipamentos de refrigeração, o que tornava inviável a produção quando esquentava.

A técnica de feitura para isso tinha que ser diferenciada. A bebida deveria ser robusta, para aguentar o tempo de armazenamento, mas sem perder o caráter leve. A solução foi diminuir a quantidade de açucares fermentáveis e usar leveduras que atacassem a bebida lentamente.

Leia o conteúdo completo e as dicas de cerveja na coluna Bar do Celso lá no site do Bom Gourmet 😉

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

Google+

Twitter

Facebook

Foursquare

YouTube

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

2 comentários em “Saison: cervejas refrescantes por, e com, estilo”

  1. Débora Soares

    Nossa, muito legal essas novas marcas de cervejas importadas… N?o conhecia! Eu fico meio perdida, amo essa diversidade, mas n?o sei onde comprar cervejas especiais. É tudo t?o fechado ainda.

  2. Pingback: Way Beer e Manu Buffara lançam cerveja em parceria - Bar do Celso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *