São Sebá: cerveja paranaense premiada chega ao mercado

Divulgação
O preço para venda da São Sebá é de R$ 29,90 no Clube do Malte. Ainda não sei qual será nos outros bares

A Eisenbahn São Sebá, cerveja paranaense premiada no 3º Concurso Mestre Cervejeiro, finalmente chega ao mercado agora em novembro. O lançamento oficial foi na quarta-feira (27) no Clube do Malte, bar aqui de Curitiba. Aliás, o estabelecimento aproveitou a ocasião para inaugurar a ampliação de seu salão – que agora conta com 50 lugares a mais, um novo bar e nova loja, como já noticiei (leia mais sobre o Clube do Malte).

A São Sebá é uma Belgian Dubbel bastante clássica, mas com um toque a mais. A cor é um vermelho escuro e ela tem com boa formação de espuma – cremosa e de média/longa persistência. O aroma é frutado, mas não cítrico, lembrando banana, e um pouco tostado e caramelado, o que remete a nozes e até chocolate. O gosto é adocicado, com pouco amargor, como é típico do estilo. Tem médio/alto corpo, carbonatação alta e teor alcoólico de 9,3%, que promove um aquecimento ao ingerir a cerveja. Mas para aproveitar tudo isso é importante não tomar ela tão gelada. Entre 9ºC e 12ºC seria o ideal.

No fim, a grande surpresa: um leve apimentado que persiste agradavelmente na garganta, quase como se a cerveja pedisse para você tomar mais um gole para refrescar novamente. Essa característica não é do estilo, mas uma invenção que se encaixa no conceito da escola belga de cerveja – famosa por adicionar outros ingredientes na bebida, como temperos, especiarias e até cascas ou frutas inteiras.

O nome do estilo, Dubbel, é criação atribuída ao Mosteiro Trapista de Westmalle, na Idade Média. Essa cerveja era uma bebida para festas religiosas, se diferenciando da tradicional cerveja de alta fermentação do consumo diário pelo teor alcoólico mais alto. Algumas fontes bibliográficas dizem que os nomes dos estilos dubbel, tripel e quadrupel se referem a quantidade de malte que a cerveja leva (o dobro, triplo ou quatro vezes mais que o normal), no entanto os monges usam essa nomenclatura para diferenciar a graduação alcoólica – enkel seria a básica, dubbel a média, tripel a forte e quadrupel de alto teor acoólico.

Priscilla Fiedler/Divulgação
Ampliação do Clube do Malte: espaço para mais 50 lugares, nova loja e bar.

A Eisenbahn São Sebá superou outros 54 rótulos do mesmo estilo produzidos por cervejeiros caseiros de todo o país no concurso Mestre Cervejeiros desse ano. Ela foi originalmente produzida pelo empresário Sandro Sebastião Singer, o publicitário Carlos de Manuel, e o analista de sistemas Ricardo Ponestke Seara, finalizada de três formas diferentes e sorteada entre os amigos. Sebastião ficou com a que foi vencedora – o nome deriva do apelido dele, Sebá (saiba mais sobre a história da cerveja). O lançamento nacional da cerveja ocorreu no início do mês no restaurante Melograno, em São Paulo.

A cervejaria é uma edição especial e limitada: serão produzidos apenas 3 mil litros do rótulo. Então, não dá para perder tempo para experimentar. O preço para venda no Clube do Malte (ainda não sei direito de outros lugares) é R$ 29,90.

Clube do Malte

A reforma do Clube do Malte também foi novidade. O estabelecimento ganhou uma nova cara com a ampliação. Um segundo salão foi criado junto com a loja, e o bar foi ampliado. O ambiente ficou agradável e deve contar ainda com um banheiro para deficientes. No mais, a mesma qualidade das comidinhas e a variada carta de cerveja da casa que eu já descrevi aqui.

Serviço: Clube do Malte fica na Rua Desembargador Motta, 2200 – Centro – Curitiba. Telefone: 3014-9313. Site: www.clubedomalte.com.br.

Acompanhe o Bar do Celso na web

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *