Sour Framboesa: Júpiter e Landel criam cerveja com frutas silvestres de fazenda orgânica

As cervejarias artesanais paulistas Júpiter e Landel se uniram à Fazenda Silvestre, produtora de frutas silvestres orgânicas do sul de Minas Gerais, para criar sua nova cerveja colaborativa, a Sour Framboesa. A cerveja será vendida em latas de 473mL e o lote tem apenas 1800 unidades. O lançamento será dia 11 de abril no Empório Alto dos Pinheiros, templo da cerveja artesanal da cidade de São Paulo, a partir das 18 horas.

Jupiter, Landel e Fazenda Silvestre lançam Sour FramboesaA Fazenda Silvestre fica em Sapucaí Mirim, divisa de Minas Gerais e São Paulo. Seu microclima temperado de altitude cria um terroir perfeito para produzir variedades de frutas silvestres de sabor estruturado e complexo. O uso de técnicas de manejo de baixo impacto ambiental garantiu o selo orgânico em 2011. “Produzir uma cerveja em parceria com a Júpiter, de quem sou fã, foi um processo incrível. Fiquei muito feliz de ver uma cerveja dessa qualidade associada a uma produção rural e orgânica”, diz Fabio Menna, idealizador da Fazenda Silvestre.

“Essa cerveja nasceu no balcão do bar, numa conversa sobre fermentações fora do comum”, conta David Michelsohn, criador da Júpiter, cervejaria cigana de São Paulo. “Conheci o Fabio uma noite tomando chope e em dois minutos estávamos falando de leveduras exóticas e bebidas obscuras. Depois descobri que ele produzia frutas silvestres incríveis e a ideia de fazer uma cerveja juntos meio que surgiu sozinha”.

A Sour Framboesa é agradavelmente ácida e refrescante, feita no método Kettle Sour de acidificação do mosto. “Fizemos um starter a partir da microbiota do malte, o que deu uma acidificação muito interessante com boa complexidade.” explica Marcelo Lima, mestre cervejeiro da Landel. “E respeitamos o tempo da cerveja, ficou 35 dias maturando. Isso garante uma cerveja redonda. O aroma e sabor da framboesa aparecem bem intensos, com notas de frutas vermelhas, pitanga e muito frescor”, completa.

Serviço
O que: Lançamento da Sour Framboesa
Quando: dia 11 de abril, 18 horas
Onde: Empório Alto dos Pinheiros (Rua Vupabussu, 305 – São Paulo)
Evento no Facebook aqui

Sobre a Júpiter
A Júpiter começou com experimentos cervejeiros feitos pelos irmãos David, Rafael e Alexandre Michelsohn no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Lançada comercialmente em 3 de julho de 2013, é a primeira cervejaria cigana da capital paulista. As cervejas da Júpiter não são pasteurizadas, o que garante sabor e aroma mais frescos – esforço que foi recompensado com medalhas nos concursos South Beer Cup de 2014 e Festival Brasileiro de Cerveja de 2015 e 2016.
[email protected]

Sobre a Landel
Fruto da imaginação e vontade de três apaixonados por cerveja, a Landel é uma cervejaria cigana (que não tem fábrica própria) nascida em 2013, que apresenta estilos de brejas artesanais com sabores adaptadas ao público brasileiro. Em 2015, uma de suas criações – a Session IPA – ficou entre as 30 melhores cervejas disponíveis do Brasil, segundo lista publicada pela Forbes.

Sobre a Fazenda Silvestre
A Fazenda Silvestre é um projeto de produção de alimentos com foco no sabor e na ética. É um resgate ao protagonismo do produtor rural e dos métodos tradicionais de produção e processamento de alimentos. Localizada no município de Sapucaí Mirim, divisa de Minas Gerais e São Paulo, a Fazenda Silvestre conta com 60% de área de mata preservada.

Atualmente produz framboesas vermelhas e amarelas, amoras e mirtilos; variedades orgânicas de frutas silvestres selecionadas por seu sabor acentuado. O plantio respeita os princípios naturais e une tecnologia de ponta com técnicas tradicionais de cultivo. O método agroecológico de baixo impacto ambiental desenvolvido na Fazenda Silvestre recebeu o selo orgânico em 2011.

Material de responsabilidade da assessoria de imprensa

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *