South Beer Cup: Cervejas brasileiras e gaúchas em destaque

Entre 20 a 23 de maio ocorreu o 5º South Beer Cup, em Mar del Plata, na Argentina. Conhecido como a “Copa Libertadores de Cerveza”, o evento é um dos mais respeitados da América Latina. Das 125 medalhas, 75 foram para cervejas do Brasil, produzidas por 30 cervejarias, de sete estados, segundo tabulação realizada pela Revista Beer Art. Somente o Rio Grande do Sul conquistou 27 medalhas e o prêmio de Melhor Cervejaria do Ano, que foi para a Heilige, de Santa Cruz do Sul.

Em segundo lugar no ranking por estados do South Beer Cup, com 15 medalhas, aparecem as cervejarias paranaenses. São Paulo ficou com 12 premiações, Minas Gerais com dez, Rio de Janeiro com seis, Santa Catarina com quatro e Mato Grosso com uma, ainda de acordo com a Revista Beer Art.

Organizada pelo Centro de Cata de Cervezas, o South Beer Cup é realizado anualmente, em edições alternadas na Argentina e no Brasil. Neste ano, participaram cervejarias e brewpubs do Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Bolívia, Perú e Costa Rica. Entre os jurados, especialistas renomados no mercado cervejeiro nacional e internacional, como os brasileiros Kathia Zanatta e Edu Passarelli; o argentino Leonardo Ferrari; o americano Pete Slosberg, entre outros.

Confira a lista de premiados no South Beer Cup abaixo. Você também pode ver em ordem alfabética no site da Revista Beer Art.

South Beer Cup 2015

Livro de medalhas da Beer Art

Um ano depois de lançado no formato digital, o ranking das cervejas premiadas brasileiras da Revista Beer Art vai virar livro. Para viabilizar o projeto, a publicação recorreu ao modelo de financiamento coletivo, via plataforma Kickante. A campanha foi lançada nesta segunda-feira, 25 de maio. Quem desejar contribuir para financiar o guia tem várias opções de recompensa, entre elas, claro, um exemplar da obra. Para conferir as opções de participação, clique neste link, e quem tem dúvidas específicas sobre a campanha, pode enviar email para [email protected]

Hoje um dos conteúdos de maior leitura da revista Beer Art, o levantamento foi concebido para proporcionar um conteúdo de referência para o segmento, sendo de interesse para todas as etapas: quem produz, quem vende e quem consome cerveja. Disponível no site da revista, o ranking ganha agora um novo formato, impresso, ilustrado e com edição especial.

Para montar o ranking, a BeerArt pesquisou os arquivos de todas as edições de 12 concursos desde o ano 2000, confrontou as informações com outras fontes e com os próprios sites das cervejarias. A seguir, cruzou os dados computados, atribuindo pesos diferenciados para conquistas nacionais, continentais e internacionais. Como a parte final desse meticuloso trabalho, criou fichas com as características e as medalhas de cada cerveja. Desde que foi lançado, em maio de 2014, o Top BeerArt é atualizado a cada nova premiação. O número de cervejas se aproxima da marca de 500.

O leitor poderá conferir as cervejas brasileiras premiadas, por ordem de pontuação estabelecida pela revista conforme o acúmulo de medalhas, o tipo (ouro, prata ou bronze) e o peso do prêmio (nacional, continental ou internacional).

Fazem parte do levantamento os seguintes concursos: World Beer Cup, World Beer Awards, Mondial de La Bière Montreal, Mondial de La Bière Mulhouse, Mondial de La Bière Strasbourg, Mondial de La Bière Rio, International Beer Challenge, European Beer Star, Australian International Beer Awards, South Beer Cup, Copa Cervezas de América, Festival Brasileiro da Cerveja.

* Com informações da Revista Beer Art, assessoria de imprensa Bierland e Babel Cervejaria.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *