Home » Press Releases » Startup Brewing lança sua nova cerveja nesse sábado

Startup Brewing lança sua nova cerveja nesse sábado

No próximo dia 16, sábado, o pessoal da Startup Brewing vai lançar seu mais novo rótulo no Empório Alto dos Pinheiros, a ET. É uma India Pale Ale com 5,8% de teor alcoólico, 60 IBUs, produzida em parceria com “cervejaria alienígena do sul de Marte”. Ela vem para complementar o portfólio da marca que possui a Unicorn Witbier e West IPA. O evento inicia a partir das 16h, a entrada é gratuita e os cervejeiros André Franken e André Kunrath estarão por lá.

Startup Brewing o início

Foi da varanda de um apartamento e a partir das ideias de dois amigos apaixonados por cerveja que a Startup Brewing deu seus primeiros passos para sair do papel e tornar-se uma cervejaria! Para os idealizadores do projeto, André Franken e André Kunrath, sua concretização não se limita à criação de mais uma cervejaria, mas de uma marca que investirá na tecnologia para criar uma nova experiência de consumo, elaboração e venda do produto.

“As cervejas artesanais começaram a apresentar alternativas no mercado, mas ainda assim, como consumidores, sentíamos que o processo era ‘frio’. Foi a partir desse sentimento que começamos a produzir as nossas cervejas em casa. Logo elas se tornaram as cervejas dos amigos, da família e dos colegas de trabalho, dando corpo e vida à ideia”, resume André Franken, Diretor executivo da Startup Brewing.

E foi com ideias na cabeça e equipamentos nas varandas que os dois Andrés se juntaram, produziram as primeiras receitas, imprimiram os primeiros rótulos e convocaram amigos e familiares para degustarem os produtos. A partir do feedback de todos, adaptaram um ingrediente aqui, mudaram uma formulação ali e as bebidas foram ganhando forma. Dada a aprovação geral, o percurso para criar a marca  e iniciar a grande produção aconteceu em apenas um mês.

“Uma startup representa um conceito moderno de negócio, pois ela é uma experiência, muito mais do que uma empresa em período inicial. Ela é dinâmica e traz a possibilidade de tentar, de propor, de criar. Esse modelo de negócio nos atraiu, pois é conceitualmente vinculado ao que estamos propondo aos consumidores e ao mercado. Pensar na ideia e executá-la em um mês é uma das possibilidades que uma startup oferece”, explica André Kunrath, Diretor de Operações da marca.

Cervejas Aprovadas

Após algumas modificações nas receitas, realizadas a partir da ‘pesquisa popular’, Franken e Kunrath receberam um percentual de aprovação de 100% dos degustadores – familiares e amigos – e o resultado dessa primeira experiência sensorial e colaborativa são quatro rótulos que trazem em sua essência o DNA da marca, pois foram criadas a partir das preferências dos consumidores. Essa preocupação também ocorre em outros aspectos, como na escolha dos nomes: a Lupulus Majoris, uma American Pale Ale, foi originalmente chamada de Gigahops, mas foi renomeada devido ao apelo geek, que acabava não alcançando todos os consumidores.

A Startup Brewing também está finalizando um novo modelo de comercialização, que terá plataformas digitais integradas e personalizadas para o consumidor e para os pontos de venda. Os sócios apostam ainda no investimento em recursos como o big data, uma análise inteligente de dados que impactam diretamente, nesse caso, nas escolhas realizadas pela marca ao elaborar uma nova cerveja, e em ferramentas que já são reconhecidas como facilitadoras para o atual consumidor brasileiro, como o QR Code: um código estará estampado em todas as garrafas para dar acesso a uma área online em que o consumidor poderá responder a uma pesquisa, indicando suas preferências em sabores e aromas para direcionar a marca na criação de seus próximos rótulos.

A produção das cervejas Startup Brewing está provisoriamente concentrada na Süd Brau Birrificio Artigianale – cervejaria especializada na elaboração de cervejas artesanais, localizada no Rio Grande do Sul.  A sede oficial da Startup Brewing irá iniciar sua operação em São Paulo no 2º semestre de 2018. 

UNICORN WITBIER

Criada para cobrir uma lacuna no mercado brasileiro de cervejas desse estilo. Leva malte de trigo e de cevada, tem baixo teor alcoólico, sabor levemente adocicado e esterificado, com notas cítricas e condimentadas provenientes da adição de casca de laranja e semente de coentro.

LUPULUS MAJORIS APA

A Lupulus é uma American Pale Ale produzida com um blend de maltes especiais da mais alta qualidade, além de levar dryhopping, que é uma carga extra de lúpulos no processo frio. Tem amargor médio, mas aromas e sabores dos lúpulos muito presentes, remetendo bastante a maracujá. Os maltes levemente tostados dão um toque de caramelo e toffee e trazem à cerveja uma coloração acobreada. 

BIG DOG IPA

Cerveja de coloração âmbar e espuma persistente na medida certa para exaltar seus sabores e aromas.  Possui em sua receita maltes ingleses e grandes quantidades de lúpulos australianos que conferem um amargor alto, porém equilibrado com uma explosão de aromas e sabores frutados e cítricos.

WEST IPA

A primeira sazonal na marca, foi inspirada no cometa West, um dos mais bonitos e brilhantes a passar perto da Terra, em 1976. Seu estilo é na verdade um sub-estilo das American IPAs, denominado Westcoast IPA, por ter sua origem na costa Oeste norte-americana. Esse local, mais especificamente o Vale do Yakima, foi pioneiro na produção de lúpulos cítricos e resinosos, e por isso a cerveja é bem carregada por seus aromas e sabores que remetem a frutas como grapefruit, maracujá e mamão, além do amargor alto.

Confira o review da Unicorn e da West IPA.


 

Cervejeiros High Tech 

Colegas de profissão, André Franken e André Kunrath se conheceram em 2012 em uma de suas experiências de trabalho.

Em 2016, Franken foi em busca de aperfeiçoamento no universo das cervejas com um tanque para produção caseira. Nesse período, os dois voltaram a se encontrar e perceberam que, além da tecnologia, compartilhavam o mesmo interesse – e paixão – pela cerveja.

Kunrath também começou a produzir a bebida em casa e a decisão foi determinante para o planejamento e a criação da Startup Brewing Co., que iniciou sua produção oficial em junho de 2017.

André Franken, 42 Anos | Diretor executivo Startup Brewing

Diretor de Tecnologia da Informação (TI), com especialização em estratégia de cloud computing, Franken é profissional autodidata e busca levar todo seu “know-how” em inovação,   transformação tecnológica, desenvolvimento de soluções inteligentes e automatizadas, processamento de dados e inteligência de negócios para a implementação de um modelo de cervejaria inovador e único com a Startup Brewing.

André Kunrath, 43 Anos | Diretor de Operações Startup Brewing

Gerente de Projetos de TI, Kunrath atua há mais de 15 aos na gestão de projetos e operações de Tecnologia da Informação e tem experiência em e-commerce, mídia online e nas áreas financeira e de mobilidade digital, conhecimentos imprescindíveis para a implantação de novas ferramentas digitais para a operação da Startup Brewing.

Facebook: Startup Brewing Co./ Instagram: startupbrewing

 

About Nadya Romanowski

Nadya Romanowski, jornalista e sommelier de cerveja que faz das cervejas especiais o motor de sua vida pessoal e profissional. Levanta a bandeira “beba menos, beba melhor” para quem quiser ver. Não defende rótulos e não tem preconceito com estilos. Sem frescuras, apenas bom gosto.

Check Also

Thornbridge chega ao Brasil

Finalmente a cultuada cervejaria inglesa Thornbridge chega pela primeira vez no país, em cadeia refrigerada …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE