Home » Reportagens » Tour cervejeiro em Joinville: fizemos e contamos tudo para você!

Tour cervejeiro em Joinville: fizemos e contamos tudo para você!

No último sábado, dia 13, estive em Joinville para participar de um tour pelas cervejarias locais organizado pela agência Turistando Joinville. Foram 3 cervejarias artesanais visitadas, todas com tour guiado pelas cervejarias, explicação sobre processos e degustação das cervejas.

Crédito: Fabrizio Motta

Como o horário do passeio era a tarde, às 14h, aproveitamos a ida a cidade para conhecer também a Zeit Cervejaria (Avenida Edgar Nelson Meister, 282, Joinville). A fábrica conta com um taproom muito bacana onde estão disponíveis para consumo local 8 chopes – alguns de linha e outros sazonais – as latas da marca, growlers, canecos, kits e camisetas. O espaço é grande, com mesas largas para sentar em grupos. Tudo é decorado com as cores da marca, preto e amarelo. Eles abrem todos os sábados para receber o público e uma vez por mês promovem eventos com parceiros locais da gastronomia, artesanato e cervejarias convidadas.

Às 14h10 subimos oficialmente no Zarco do Fritz para o tour pelas cervejarias. Lá já aprendi que Zarco é ônibus na gíria local. Quem nos recebe é a Sabrina, nossa guia, que nos conta um pouco da história da cidade e mostra alguns pontos turísticos enquanto buscamos os demais participantes nos hotéis. Antes mesmo da primeira parada ganhamos um copo do evento e iniciamos os trabalhos com uma Pilsen da Volksbier.

Crédito: Fabrizio Motta

Por volta das 15h chegamos na Haenschbier e desembarcamos no Haensch Bar. (Rua Arnaldo Moreira Douat, 444 – B06, Floresta). A temática da cervejaria é toda militar e o local é como um galpão do exército. Fomos recebidos pelo Eron que falou sobre os processos de produção da cerveja artesanal e os rótulos da casa. Degustamos a American Blond Ale, a Witbier e a IPA. O bar possui 15 torneiras de chope, 10 deles geralmente ocupados pelas cervejas da Haensch Bier e cardápio com hambúrgueres e petiscos. No local você também consegue comprar as cervejas da marca, copos, camisetas, bonés e kits.

 

Crédito: Fabrizio Motta
Crédito: Fabrizio Motta

Nossa próxima parada foi numa cervejaria muito tradicional da região chamada Volksbier.  Fundada em 2010 e com pub anexo a cervejaria, a Volksbier segue a tradição dos colonizadores da região e produz as cervejas dentro da Lei da Pureza Alemã – apenas água, malte, lúpulo e leveduras. A produção é pequena, possuem alguns tanques de 500 litros e outros de 1000 litros que abastecem o pub e alguns bares da região. São 15 torneiras de chope exclusivas da Volksbier, incluindo o chope de vinho – muito apreciado em Santa Catarina. Provamos a Pilsen, a Weiss e também uma Stout. Também aproveitamos para pegar uma caneca – que vem 700ml de cerveja!- de uma IPA, que estaria mais para um Session IPA, com baixo amargor. Na lojinha da fábrica é possível comprar cervejas e outros souvenires relacionados a marca, como por exemplo um porta balas de Kombi!

Crédito: Fabrizio Motta
Crédito: Fabrizio Motta

Última para foi no Mad Dwarf Brewpub (Rua Ottokar Doerffell, 1112). São mais de 40 torneiras de chope artesanal, quase todas produzidas pelo brewpub. Começamos pela cervejaria onde Marcelo Ricardo Monich, mestre cervejeiro, explicou como funciona os processos no pequeno espaço que fica no fundo do bar. O tamanho não prejudica a qualidade das cervejas e favorece a criatividade dos cervejeiros. Na degustação começamos com a MD Dorée, uma Blegian Blond. Seguimos para a nossa primeira sour do dia, com a MD Belgium Hop Sour. Depois a MD Delicious APA, uma American Pale Ale. O pub também vende suas taças de cristal, bonés e camisetas da marca.

Crédito: Fabrizio Motta
Crédito: Fabrizio Motta

Finalizado o tour era possível voltar para o hotel com o ônibus ou para alguma das cervejarias visitadas. Ficamos pelo MD mesmo e vamos fazer um post especial só falando sobre ele.

Sobre o tour Zarco do Fritz

Os próximos acontecem no dia 20 e 27 de janeiro, sempre no sábado. O custo por pessoa é de R$80, inclui caneco, cerveja que degustamos no ônibus, degustações nas cervejarias e água. O ônibus tem ar condicionado e a Sabrina nos guia pela cidade, contando um pouco da história de Joinville. As inscrições podem ser feitas direto no email: contato@turistando.tur.br

Ainda não existem datas para fevereiro, mas depedendo do sucesso eles farão 1 vez a cada 15 dias.

O que achamos

Vale a pena conhecer as cervejarias, desde a mais tradicional local até o pub mais criativo, com visita guiada e poder falar com os cervejeiros. Só o fato de termos transporte já é ótimo. O tempo é corrido, mas é otimizado, pois se for fazer sozinho é bem provável que empacaríamos na primeira (risos). Foi muito bacana ver que a cidade, mesmo sendo conhecida pelas suas indústrias, tem bares e cervejarias que não deixam a desejar em momento algum.

Serviço

Zarco do Fritz – Tour Cervejeiro por Joinville
Quando: 20 e 27 de janeiro
Onde: Joinville com saídas de hotéis ou Pórtico da Rua XV
Horário: das 14h até 18h
Contato: contato@turistando.tur.br

About Nadya Romanowski

Nadya Romanowski, jornalista e sommelier de cerveja que faz das cervejas especiais o motor de sua vida pessoal e profissional. Levanta a bandeira “beba menos, beba melhor” para quem quiser ver. Não defende rótulos e não tem preconceito com estilos. Sem frescuras, apenas bom gosto.

Check Also

Double chopp artesanal em Curitiba: confira nossa lista dos locais com promoção double!

Através da indicação de amigos – obrigada! – e pesquisas no Facebook, conseguimos montar uma …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE