Home » Sem categoria » Eisenbahn American Pale Ale é lançada em São Paulo

Eisenbahn American Pale Ale é lançada em São Paulo

A Heineken Brasil lançou na terça-feira (9) a Eisenbahn American Pale Ale em um jantar para convidados em São Paulo. O BarDoCelso.com foi convidado e provou a cerveja para contar para vocês como é!

Mas antes de tudo, é bom recapitular a história. A Eisenbahn American Pale Ale é o resultado do reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2017, vencido pelo jornalista de São Paulo Ivan Tozzi. Sua receita foi produzida e será distribuída pela Eisenbahn em uma Edição Limitada de 500 ml. Ela deve estar disponível no mercado em todo o país pelo preço sugerido de R$ 9,90.

Eisenbahn American Pale Ale é lançada em São Paulo

Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2017

A APA foi escolhida para ser o estilo do Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2017 por meio de uma votação na fanpage da marca no Facebook. Pela primeira vez, em 2017, Eisenbahn levou a plataforma Mestre Cervejeiro para a televisão, em formato de reality show.

Esta foi a oitava edição. Antes, a disputa acontecia longe das câmeras, em formato de concurso. Esse ano, a seleção por meio de jurados especializados foi feita anteriormente ao programa – com consultoria do Instituto da Cerveja Brasil e eu tive a honra de ser um dos jurados – e selecionou os 9 participantes do reality.

Foram 8 episódios e uma série de provas em que os participantes tiveram de mostrar suas habilidades de harmonização, paladar e conhecimento sobre produção de cervejas artesanais exibido em rede nacional por meio do canal TNT.

Os jurados Bia Amorim, Juliano Mendes e Sady Homrich acompanharam a disputa de perto e puderam avaliar a evolução de cada competidor. Já a escolha da receita vencedora ficou por conta do público final. Os amantes do universo cervejeiro presentes na Oktoberfest de Blumenau de 2017 fizeram uma degustação às cegas das duas cervejas finalistas para escolherem qual receita gostariam de ver em um rótulo exclusivo de Eisenbahn. Eleita com mais de 53% dos votos, a American Pale Ale de Ivan Tozzi levou o título.

“A marca Eisenbahn trabalha para valorizar e democratizar a cultura cervejeira no Brasil e o concurso Mestre Cervejeiro tem nos ajudado a levar a cultura da cerveja craft a um número cada vez maior de pessoas. Prova disso, é que em 2017 chegamos à TV. Nossa intenção é que as pessoas descubram o universo da cerveja artesanal, que vai muito além da Pilsen e entendam que há inúmeros estilos, que podem ser harmonizados com diversos tipos de pratos, ocasiões e clima”, conta Alexandre Cândido, diretor de cervejas especiais da HEINEKEN Brasil.

A Eisenbahn American Pale Ale

O estilo American Pale Ale foi popularizado nos Estados Unidos na década de 1980 principalmente pela Sierra Nevada Pale Ale. A primeira cerveja, no entanto, foi a Anchor Liberty Ale, desenvolvida em 1975 para comemorar o passeio da meia-noite de Paul Revere, ocorrido em 1775, e que marcou o início da Guerra de Independência Americana. Ela foi considerada considerada pelo escritor especialista em cerveja Michael Jackson como a primeira cerveja americana moderna.

A versão de Ivan Tozzi lançada pela Eisenbahn segue a Lei de Pureza Alemã. É um cerveja de cor âmbar com boa formação e persistência de espuma. Em destaque no aroma e sabor traz o lúpulo americano, cítrico e levemente resinoso, lembrando laranja, pinus, e leve maracujá. Na boca, tem amargor moderado, com leve mantado com notas de panificação e biscoito. O corpo é médio-leve e a cerveja é bastante refrescante.

Em conversa com o Ivan ele disse que a receita leva os lúpulos Cascade e Amarilo no Dry Hopping além de Cascade e Columbus na fervura. É bom lembrar que a opção por Cascade é clássica. Esse lúpulo é usado na Anchor Liberty Ale e na Sierra Nevada Pale Ale. Aliás, na minha humilde opinião, a Eisenbahn American Pale Ale lembra bastante a Sierra Nevada.

Apesar das harmonizações clássicas do estilo envolverem frituras, carne grelhadas, hamburger e comidas bem condimentadas, como a mexicana, o jantar elaborado pelo Master Chef Mohamad Hindi envolveu muito da cultura árabe.

A entrada foram três petiscos: charutinho de steak tartare, crocante de arroz com cogumelos e babaganush de giló. O prato principal foi uma deliciosa bochecha de boi com coalhada, castanhas, palha de pão sírio, molho de especiarias e cerveja preta (Eisenbahn Dunkel). Para finalizar, um sorvete feito com a própria Eisenbahn American Pale Ale acompanhado por figo caramelizado e farofa de amêndoas. Tudo harmonizado com a própria Eisenbahn American Pale Ale.

Serviço: Eisenbahn American Pale Ale

Preço sugerido: R$ 9,90
IBU: 42
ABV: 5,6%
Família: Ale
Temperatura ideal: 6~8 °C

About Luís Celso Jr.

É jornalista, sommelier, juiz e consultor de cervejas. Fundou o BarDoCelso.com em 2006 e desde então se especializou cada vez mais, sendo hoje um dos principais e mais experientes profissionais do Brasil. Ficou em 3º lugar no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em 2014, e 6º nas duas edições seguintes. Foi um dos representantes do Brasil na 4ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers em 2015. Saiba mais sobre os serviços do BarDoCelso.com ou sobre o Celso .

Check Also

Velhas Virgens faz show em Curitiba com direito a cerveja e bate papo com fãs

O rock da Velhas Virgens completou seus 30 anos e fará show em Curitiba nesse …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE