Últimos dias do Bar em Bar; confira algumas receitas de petiscos

Pessoal, o Festival Bar em Bar está acabando. Domingo (29) é o último dia. Se você não provou nenhum dos petiscos especialmente criados para o evento nos 20 bares participantes em Curitiba, corra. Vale muita a pena conferir essas delícias da cozinha de boteco. E vou dar mais um empurrãozinho em vocês para provar. Coloco aqui as receitas de alguns dos quitutes, gentilmente cedidas pelos bares, só para deixar vocês com água na boca…

Para conferir a lista total dos participantes e todas comidinhas acesso o site do festival. Ah, e não se esqueça que vai ter festa encerramento, no dia 8 de dezembro, no Villa Batel, com show de Elza Soares. Você pode comprar o ingresso, normalmente vendidos por R$ 40,00, pela metade do preço nos bares participantes durante o festival.

Seguem as receitas:

Tulipa Aos Democratas (bar Aos Democratas)

Divulgação/bar Aos Democratas

Ingredientes:
– 10 unidades de asinhas de frango,
– 200g de mandioca,
– 150g de bacon
– 100g de tortilhas de milho (se não tiver, use salgadinho de milho)
– 1 dose de cachaça
– 2 ovos
– 100 g de farinha de trigo

Modo de preparo:
Reserve as 10 asinhas de frango em um recipiente com água e 1 dose de cachaça, por no mínimo 30 minutos. Corte com a faca ou cutelo a ponta mais grossa da asinha. Puxe para baixo a partir da ponta cortada, toda a carne e pele da asinha, formando um copo de cabeça para baixo. Retire o osso mais fino, cuidado para não rasgar ou furar. Reserve.

Recheio:
Cozinhe a mandioca. Frite o bacon em cubinhos e misture-os com a mandioca amassada. Coloque o recheio de cada asinha e feche-as com 1 palito.

Finalização:
Empane as tulipas passando no ovo, na farinha de trigo e nas tortilhas de milho. Frite por imersão, em óleo quente, ao ponto que desejar.

Butiffarras com Monguetas (Santillana Lounge Bar)

Divulgação/Santillana

Ingredientes:
– 240g de linguiça fumada suína
– 200g de feijão branco cozido
– 1 colher de alho
– 3 colheres de azeite
– ½ colher de manteiga
– 2 colheres de cebola
– 1 colher de molho de pimenta
– 1 tomate pomodoro
– 6 fatias de pão
– páprica a gosto
– salsinha e cebolinha a gosto
– sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Esquente uma frigideira em fogo alto, faça pequenos cortes nas linguiças, tomando cuidado para não chegar até o fim, em seguida com a frigideira já quente, coloque as linguiças com um fio de azeite, abaixe o fogo e deixe grelhar por 2 minutos. Em outra frigideira coloque azeite a manteiga e o alho deixe dourar, entre com a cebola, paprica e o feijão já cozido, coloque o molho de pimenta e frite os feijões por 4 minutos, finalize com salsinha e cebolinha. Em seguida cortamos o tomate ao meio e esfregamos sobre os pães, junte com as linguiças e os feijões e pronto.

Mangabau (bar CanaBenta)

Divulgação/CanaBenta

Ingredientes:
– 500g mandioca cozida
– 1 kg bacalhau dessalgado
– 100g azeitona portuguesa
– 1 cebola picada
– 1 maço de salsinha picada
– 1 maço cebolinha
– 1 pimenta dedo de moça picada
– sal
– pimenta
– azeite
– 1 ovo
– 100 g de farinha de rosca

Modo de preparo:
Em uma frigideira, coloque o azeite, o alho, e deixe dourar. Acrescente a cebola picada, a pimenta dedo de moça, a azeitona preta picada grosseiramente e o bacalhau dessalgado e desfiado. Refogue bem até cozinhar o bacalhau. Reserve uma metade da massa, e com a outra metade junte a mandioca e misture até obter uma massa homogênea. Modele os bolinhos em forma de croquetes, e com a outra metade do bacalhau, recheie o bolinho. Empane e frite.

Cafta Fatiada Realejo (Realejo Culinária Acústica)

Divulgação/Realejo

Ingredientes:
– 450g carne moída
– 40g cebola ralada
– 2g hortelã desidratada
– 2g pimenta síria
– 1g pimenta do reino
– 1g canela em pó
– sal a gosto

Modo de preparo não fornecido (é segredo da casa!)

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

5 comentários em “Últimos dias do Bar em Bar; confira algumas receitas de petiscos”

  1. Anderson - Pinhais

    Celso vc viu essa cerveja escocesa Tactical Nuclear Penguin, a bebida é apresentada com 32% de teor alcoólico. Essa é forte.. e a produção é limitadissima….. inté.

  2. Maurício Gil - Floripa (SC)

    Cara, não entendi “bulhufas” da receita das “tulipas”.
    Dá p’ra explicar melhor aquela parte de “cortar a ponta mais grossa da asinha” e o restante?
    Sabe cumé, mané da Ilha da Magia não entende dessas coisas.

  3. Maurício, é uma técnica toda especial para fazer as tulipas com o frango. Não sei como te explicar direito, muito menos como fazer. Sou uma negação na cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *