Wäls Hop Corn IPA: a polêmica cerveja com milho

wals-hop-corn-ipaUnindo o seu DNA de ousadia e inovação, que a colocou na vanguarda como uma cervejaria independente e criativa, com a inspiração para desafiar limites do sabor de uma cerveja e criar receitas extraordinárias, a Wäls apresenta mais uma de suas obras de arte: a Wäls Hop Corn, uma inusitada interpretação do estilo IPA que definitivamente caiu no gosto e no paladar do brasileiro.

A receita levou um mês e meio para ser criada e seu nome, Wäls Hop Corn IPA, faz alusão à sua inovadora combinação de ingredientes com os lúpulos Columbus, Cascade e Amarillo, finalizada com um dry hopping de Centennial, fazendo a cerveja atingir 70 unidades de amargor (IBUs). O polêmico milho também foi utilizado na criação resultando em um líquido intenso, instigante e fácil de beber.

“Criar essa cerveja foi um grande desafio. Usamos milho sim e esse será mais um muro do falso conhecimento que vamos derrubar. Não existem barreiras para se produzir boas cervejas, nem mesmo a desconstrução da receita com o uso de novos ingredientes. Estamos quebrando paradigmas desde 1999 e desafiamos o paladar do nosso consumidor com esta inusitada combinação ao usar um dos estilos mais amados para fazer uma excelente combinação com um ingrediente como o milho”, conta José Felipe Carneiro, da Wäls.

O corpo leve somado à intensidade dos lúpulos traz um agradável amargor para esta cerveja que tem 6,7% de teor alcoólico. É uma deliciosa e bastante refrescante combinação, de alto drinkability. A bebida acompanha muito bem pratos picantes, como uma linguicinha apimentada.

O rótulo também mereceu atenção especial. Foi inspirado nos tradicionais saquinhos de pipoca que são vendidos em cinema, mas, ao invés do milho, foi colocado muito lúpulo, assim como na cerveja.

Minha opinião sobre a Wäls Hop Corn IPA


Wäls Hop Corn IPA

Desde que a Wäls se uniu à Bohemia, e ao grupo Ambev, muitas piadas foram feitas envolvendo o milho. Achei a cerveja uma ótima forma de discutir o assunto de uma maneira bem humorada – intenção revelada no discurso do Zé Felipe no lançamento da cerveja. Há anos atrás, a polêmica era se a Brahma era ou não de Agudos. Ou seja, já evoluímos muito enquanto apreciadores. No entanto, a meu ver, ainda estarmos discutindo uso ou não do milho mostra que temos muito para caminhar.

Na minha opinião, o uso ou não do adjunto não determina se a cerveja é boa ou não. Fui ao lançamento da Wäls Hop Corn IPA e gostei mesmo da cerveja. Aromas de lúpulos frescos, amargor intenso e enfatizado ainda mais pelo baixo corpo e final seco. Coisa de alto drinkabillity. E tudo isso a um preço bem acessível. Uma pena apenas não termos em maior volume e em mais pontos de venda pelo Brasil.

Vendas

A Wäls Hop Corn IPA estará à venda nos próximos dias em garrafas de 600ml com exclusividade no Empório da Cerveja, no Tasting Room da Wäls, em Belo Horizonte, e na Cervejaria Bohemia, um dos mais completos centros de experiência cervejeira do mundo, localizada em Petrópolis. O preço sugerido é de R$ 14,90.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *