Notícias

Wasabiru: Cervejaria Nacional e Japas vão lançar cerveja com wasabi

No dia 19 de janeiro começa a 3ª edição das Musas de Verão (cervejas sazonais) nas torneiras da Cervejaria Nacional, em São Paulo. Neste ano, a edição conta com a participação da JAPAS, cervejaria cigana recém-nascida e comandada por cinco mulheres com ascendência nipônica.

Após meses maturando a ideia, entre reuniões para discutir receitas, ingredientes e estilos, nasceu a primeira criação dessa parceria: uma American Pale Ale que alia o aclamado lúpulo japonês Sorachi Ace e um ingrediente típico da culinária japonesa: o Wasabi (um tempero verde, geralmente servido em pasta). Batizada como Wasabiru, o nome é uma mistura das palavras Wasabi e Biru (pronúncia para cerveja em japonês).

Wasabiru

De visual dourado intenso, segundo o material de divulgação, atinge 5,5% de teor alcoólico e 45 de IBU. No aroma, notas cítricas de limão e eucalipto, provenientes do lúpulo japonês Sorachi Ace, que na boca garante amargor limpo e intenso. Durante a maturação, foi usada a técnica de dry-hopping com o lúpulo desenvolvido pelos japoneses em conjunto ao próprio wasabi, que confere refrescância à bebida.

Para a versão 2015 foram produzidos 650 litros que poderão ser degustados em copos de 320 ml (R$ 18) e 550 ml (R$ 26). Apenas na noite do lançamento, a sazonal será servida em sistema de Double, com horário estendido, das 17h às 0h. Quem pedir um pint de Wasabiru ganha o segundo!

As JAPAS

wasabiru-japasO que começou como brincadeira foi tomando corpo, até que as cinco meninas cervejeiras decidiram abrir juntas uma cervejaria cigana (denominação dada às cervejarias que não produzem nas próprias fábricas). O grupo é formado por cervejeiras com experiência em outras cervejarias: Maíra Kimura, da carioca 2cabeças, Fernanda Ueno da Colorado, em Ribeirão Preto, e, na mesma cidade, Carolina Okubo da Invicta. Ao grupo se uniram duas paulistanas: a sommelière e especialista gastronômica Carolina Oda e a publicitária, designer de rótulos e também sommelière Yumi Shimada.

O contraste dessas meninas delicadas e femininas com a ideia de um mercado cervejeiro formado por marmanjos sempre chamou a atenção para a presença delas entre pesados sacos de malte e as agitadas mesas dos bares.

Acolhidas pelo mestre cervejeiro Guilherme Hoffman, da fábrica-bar Cervejaria Nacional, com quem produziram a cerveja de forma colaborativa, as meninas se preparam para sua festa de lançamento, quando serão servidos os primeiros copos da Wasabiru, que promete fazer sucesso.

Serviço:
O que: Cervejaria Nacional e Cervejaria Japas lançam Wasabiru.
Quando: 19 de janeiro (segunda-feira)
Onde: Cervejaria Nacional (Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros)
Mais informações: (11) 4305-9368 e http://www.cervejarianacional.com.br/
Reservas: (11) 3034-4318

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply