Home » Notícias » Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja tem inscrições abertas para a 2ª edição

Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja tem inscrições abertas para a 2ª edição

Se você é sommelier de cerveja, tem aqui uma super oportunidade de testar os conhecimentos. A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja está com inscrições abertas até dia 15 de fevereiro de 2015, segundo informações divulgadas no site do Instituto da Cerveja Brasil. A competição tem como objetivo promover os sommeliers brasileiros, contribuindo assim, para a valorização da profissão. Ele é realizado pelo Instituto da Cerveja Brasil e Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP).

As inscrições devem ser realizadas pelos próprios participantes por meio do e-mail campeonato@institutodacerveja.com.br. É necessário enviar Ficha de Inscrição, CPF, um documento com foto e certificado de formação de sommelier de cerveja digitalizado. O candidato deve também escolher um local entre as cidades que vão realizar a Prova de Múltipla Escolha. As opções são: São Paulo, Porto Alegre, Blumenau, Curitiba e Rio de Janeiro.

Em seguinda, o participante deverá pagar a taxa de R$ 80,00 no próprio site através de boleto, débito em conta ou cartão de crédito pelo PagSeguro. Por fim, a organização entrará em contato para confirmar a inscrição, por e-mail ou telefone.

campeonato-brasileiro-sommelier-cerveja-finalAs provas serão realizadas em três etapas:

  1. Prova de Múltipla Escolha (caráter eliminatório) – dia 1º de Março de 2015 às 10 horas da manhã. A Prova de Múltipla Escolha será realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Blumenau, Curitiba e Rio de Janeiro simultaneamente.
  2. Prova Prática de Identificação de Estilos de Cerveja – dia 21 de Março de 2015 às 10 horas da manhã – São Paulo – ABS-SP – Rua Gomes de Carvalho, 1327 – 2º andar – Vila Olimpia.
  3. Prova Oral de Degustação e de Serviço (Final) – dia 22 de Março de 2015 às 9 horas da manhã – São Paulo – Instituto da Cerveja – Av. dos Carinas, 417 – Moema.

E não se esqueça de ler atentamente o regulamento da competição.

O primeiro Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja

campeonato-brasileiro-sommelier-cerveja-1A primeira edição da competição foi realizada em março de 2014 e contou com cerca de cem participante no total. Eles passaram pela primeira etapa, teórica, sendo os 30 melhores classificados para a prova de identificação às cegas de estilos. Destes, cinco foram classificados para a fase final, uma prova de degustação e serviço de cervejas.

Entre os jurados da última etapa estavam Garrett Oliver e Martin Zuber, das cervejarias Brooklyn e Paulaner, respectivamente. Além de grandes nomes da cerveja no Brasil, como o ex-proprietário da Cervejaria Eisenbahn, Juliano Mendes, o sócio do Aconchego Carioca São Paulo, Edu Passarelli, e o mestre cervejeiro e consultor Paulo Schiavetto.

campeonato-brasileiro-sommelier-cerveja-3Tive o prazer de participar da competição até a última fase, quando fiquei com a medalha de bronze, o terceiro lugar nacional. Em primeiro ficou o profissional de TI Alexander Moraes. O prêmio concedido foi uma viagem de cinco dias aos Estados Unidos para conhecer a Cervejaria Brooklyn. O segundo foi para o amigo Fábio de Faria e Souza Campos, de São José do Rio Preto. Em quarto, o mestre cervejeiro e sommelier de cervejas Alexandre Bazzo, proprietário da Cervejaria Bamberg, de Votorantim (SP). E em quinto, Rosária Pacheco, sommelier de cervejas que atua no Rio Grande do Sul.

Campeonato Mundial

campeonato-brasileiro-sommelier-cerveja-2Esse ano o campeonato mundial de sommelier de cerveja será realizado aqui no Brasil durante a feira BrasilBrau, entre 15 e 17 de julho. Os 25 sommeliers melhores classificados no Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja poderão se candidatar a uma vaga também na competição global, de responsabilidade da Doemens Akademie, prestigiada instituição de formação de sommeliers.

No ano passado, Tatiana Spogis ficou em terceiro lugar no mundial. E Alex Moraes foi o campeão brasileiro. Eles deram uma série de dicas para a jornalista Heloisa Lupinacci, do caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo, sobre a preparação para essas competições. Confira e bons estudos!

About Luís Celso Jr.

É jornalista, sommelier, juiz e consultor de cervejas. Fundou o BarDoCelso.com em 2006 e desde então se especializou cada vez mais, sendo hoje um dos principais e mais experientes profissionais do Brasil. Ficou em 3º lugar no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em 2014, e 6º nas duas edições seguintes. Foi um dos representantes do Brasil na 4ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers em 2015. Saiba mais sobre os serviços do BarDoCelso.com ou sobre o Celso .

Check Also

Quarteto Fantástico: quatro marcas, dois rótulos imperdíveis

Nos dias 17 e 18 de agosto, conexão São Paulo-Santos movimenta o cenário com estreia de …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE